Transformação digital em empresas tradicionais – O tubarão e o peixinho
O objetivo deste texto é compartilhar uma opinião sobre o processo de transformação digital em empresas tradicionais.
Recentemente visitei mais uma vez esta que é a principal feira de materiais de construção da América Latina. Depois do evento decidi compartilhar com você alguns insights sobre trade marketing que...
Um dos meus momentos mais agradáveis como mentor é o de comemorar as vitórias alcançadas pelos projetos que me envolvo.
Este texto surge em função do nível de maturidade do projeto do Mercado de Insumos - plataforma de negócios B2B focada nos segmentos têxtil e de confecções - que depois de 10 meses de operação em regime de piloto, atinge um estágio que merece ser compartilhado.
No final de 2012 passei a ter consciência do quanto a era digital modificaria a vida das pessoas e das empresas.
Naquele momento percebi que necessitaria me reinventar totalmente como profissional e como empreendedor.
O processo foi duro, mas quando olho para trás, percebo o quanto foi importante haver enfrentado o desafio.
Neste artigo compartilharei um pouco da minha experiência, além de dicas que talvez possam ser do seu interesse.
A experiência acumulada nos quase 20 anos em que atuei junto ao segmento de materiais para construção me permite afirmar que será por meio de ações de trade marketing que algumas indústrias vencerão as batalhas travadas diariamente no ponto de venda.
Se a sua empresa atua no segmento B2B e com vendas complexas - que exijam desde visitas presenciais até orçamentos customizados, passando eventualmente por demonstrações de produto, pré-projeto ou trials (degustação de software) e ainda não está familiarizado com o conceito de pré-venda, você deveria dedicar alguns minutos para ler este artigo.
O tema ainda é pouco conhecido no Brasil e não se esgotará por aqui, mas se eu for capaz de despertar seu interesse em relação à ele, já estarei satisfeito.