Consultoria em Marketing Digital – Estamos comprando mais na internet


Quem está acompanhando meus artigos sobre marketing digital, já sabe que há pouco mais de um ano eu fazia parte do grupo dos analógicos, que não tem qualquer intimidade com o assunto e não visualiza as enormes oportunidades que existem nesta área.

Por outro lado, aqueles que me conhecem um pouco mais, sabem que eu sempre tive muito interesse em entender mais sobre o comportamento das pessoas, o que elas pensam e porque agem de determinada maneira.

Eu continuo bastante interessado em tentar entender as pessoas, mas a minha relação com o marketing digital mudou completamente, pois após haver mergulhado de cabeça no assunto durante muitos meses, incorporei o marketing digital no dia a dia dos meus negócios e passei a prestar serviços de consultoria em marketing digital.

Neste artigo estarei comentando alguns pontos levantados pelo Google em um encontro mundial, que ocorreu durante o mês de Novembro e acrescentando algumas constatações que fiz recentemente, ao observar o que pensam e sentem as pessoas e principalmente os jovens, quando compram pela internet.

Se você acompanha algum blog especializado em marketing digital, talvez já tenha lido que o Google realizou um encontro mundial agora no mês de Dezembro. Pelos comentários que escutei de amigos, que assistiram o evento ou li em alguns blogs do setor, o ponto principal deste encontro foi o fato de que a partir de agora o Google incentivará a entrada de novas agências digitais para atender as pequenas e médias empresas, que como eu já tive a oportunidade de comentar em artigos anteriores, por várias razões acabam ficando de fora do foco das grandes agências digitais.

Como prestador de serviços de consultoria em marketing digital, tenho a obrigação de estar atualizado sobre estes movimentos que ocorrem no setor. Segundo me informaram, durante o evento foram divulgados resultados de uma pesquisa realizada por eles sobre o comportamento de compra dos jovens.

Provavelmente esta pesquisa seja publicada nos próximos dias e assim que tiver acesso ao seu texto completo estarei dividindo com vocês, mas o que quero antecipar aqui é que o Google entende, e eu estou totalmente de acordo, que uma grande parcela dos jovens atualmente tem uma relação totalmente diferente com o consumo.

Eu tenho dois filhos. Neste momento o mais velho tem 19 anos, é universitário e é um jovem com perfil artístico, muito criativo e totalmente conectado com o que acontece no mundo. O segundo, um adolescente que vive a plenitude dos seus 14 anos, competitivo, esportista, cheio de amigos e desejos. Como nenhum dos dois tem alguma renda, alguns anos atrás passamos a atribuir e entregar um valor mensal para cada um administrar ( a famosa mesada ).  De uns tempos para cá, como é natural, eles vem ganhando cada dia, maior autonomia na decisão dos seus gastos.

O que tenho observado, principalmente nos jovens nascidos a partir de 1990, é um comportamento quase cirúrgico no momento da compra.  Alguns são mais consumistas do que outros, mas como diz um amigo meu, seus filhos já não tem mais aquele prazer em consumir por consumir. Aparentemente, aquela imagem da pessoa circulando sorridente e cheia de sacolas pelo Shopping, tende a se tornar mais rara.

Na visão do Google, atualmente o jovem tem o seu interesse de compra despertado através da internet e se utiliza dela para buscar o máximo de informações possíveis sobre o seu objeto de desejo. Muitas vezes este jovem vai até a loja para tocar, provar, testar o produto, mas o fechamento do negócio acaba acontecendo pela internet.

Entre os vários motivos que nos levam a comprar cada dia mais através da internet, está com certeza a inclusão digital. Nos produtos de consumo de massa, pelo crescimento do E-commerce, através da internet podemos acessar uma enorme quantidade de informações sobre um determinado produto e até conhecer as opiniões de outros internautas sobre estes produtos. Pelo menos no Brasil, existe uma visão de que através da internet você poderá acessar preços mais atrativos.

Os meios de pagamento se tornaram mais confiáveis e os jovens tendem a ser menos desconfiados nesta área. Alguns sites e fóruns de discussão, passam a oferecer informações sobre o comportamento das empresas que atuam no E-commerce.

Entretanto, para finalizar quero agregar aqui um argumento que me foi colocado por um dos meus filhos e que realmente me surpreendeu e que me inspirou a escrever este artigo:

“O melhor de tudo é minha excitação enquanto espero pela encomenda e o prazer ao receber e abrir o pacote”

Provavelmente os mais maduros lembrem que sentíamos o mesmo no passado, quando sabíamos que a qualquer momento poderíamos receber uma carta ou um cartão postal qualquer.

Portanto, aos especialistas do setor quero dizer que não menosprezem esta fase do negócio e aos não especialistas, que são a maioria dos que seguem este blog, sugiro que  fiquem ligados nos efeitos que estas mudanças de comportamento trarão para os seus negócios, pois estou totalmente seguro de que estas mudanças também  já estão afetando os negócios entre empresas ( B2B ), até porque os “nato digitais” já ocupam espaços importantes no mundo dos negócios.

Quando me proponho a prestar serviços de consultoria em marketing digital, o meu foco está justamente em “indicar o caminho e os meios ” para aqueles, que já perceberam que deverão incluir o marketing digital na sua estratégia de negócios, mas necessitam de ajuda para implementar esta ação.

O que você acha de tudo isto? Se o tema te agrada e quer deixar algum depoimento sobre experiências vividas nesta área, deixe o seu comentário aqui no blog.  Caso tenha algo escrito a este respeito e gostaria de publicar, entre em contato comigo que podemos publicar o teu material por aqui. Ao fazer isto, sem medo de se expor,  você certamente estará contribuindo com alguém que aproveitará este conteúdo.

Um abraço e Vamos em frente !

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Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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