Consultoria Marketing Digital – E-mails automáticos podem funcionar


Quando presto serviços de consultoria marketing digital, muitas vezes recebo consultas de empresas que utilizam o marketing digital para o B2B, sobre a efetividade dos e-mails disparados de forma automática.

A maior parte das pessoas deseja receber respostas rápidas a seus pleitos. Uma resposta rápida e honesta, mesmo quando não traz a solução esperada, sempre será melhor recebida do que uma resposta positiva, mas muito demorada.

Este recurso onde o disparo de e-mail está automatizado, é muito utilizado por empresas que atuam no segmento de E-commerce. Neste artigo, analiso o assunto sob o ponto de vista de quem está voltado para o B2B, pois acredito que disparos automáticos de e-mails também podem funcionar, desde que estes e-mails estejam bem escritos e o recurso seja utilizado na hora certa.

Uma das regras básicas que devem ser consideradas para a comunicação pela via digital é dar um caráter humano para todas comunicações. A maioria de nós rejeita mensagens automáticas, onde fique claro tratar-se de uma mensagem disparada para milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Embora saibamos que os relacionamentos cada dia se tornam mais virtuais, mesmo quando se trata de comunicação escrita, gostamos de imaginar que do outro lado da mensagem há um ser humano que esteja entendendo as nossas necessidades.

Portanto, os e-mails padronizados que são disparados automaticamente estariam contra esta tendência. Sob o meu ponto de vista e baseado em experiências práticas vivenciadas nos últimos tempos, tenho sugerido aos meus clientes adotar a estratégia do bom senso.

Vamos a um exemplo que me incomoda. Quando sou abordado por e-mail e percebo que aquela mensagem é uma mensagem padrão, imediatamente reajo com desconfiança e muitas vezes, sequer sigo na leitura do e-mail. Se isto me incomoda, nada mais natural que eu não utilize a estratégia de abordar clientes com e-mails padronizados.

Entretanto, quando eu entro em um site ou faço o download de algum conteúdo na internet e algum tempo depois recebo um e-mail padrão me dando as boas vindas à página, mesmo sabendo tratar-se de uma mensagem automática, tenho uma reação inversa ao caso anterior, já que me agrada saber que aquela empresa por trás desta página, teve a preocupação em agradecer pela visita.

O mesmo acontece quando recebo um e-mail automático relacionado a alguma ação de pós-venda de alguma empresa. Neste caso, assim como no anterior, me parece irrelevante o fato do e-mail ter um conteúdo padrão e haver sido disparado automaticamente. O fato da empresa vendedora estar abrindo um canal de comunicação comigo, me agrada bastante.

Gostaria de finalizar comentando uma experiência vivida durante uma feira que visitei há duas semanas atrás, quando deixei um cartão em uma determinada empresa e no dia seguinte pela manhã, tinha na minha caixa de entrada uma mensagem agradecendo pela visita.

Esta é uma demonstração de eficiência total, onde uma empresa investe em um evento de marketing offline, mas não deixa escapar nenhuma oportunidade de capitalizar cada um dos contatos captados durante o evento, através de uma ação online.

Um abraço e Vamos em frente !!

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Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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