Dicas marketing digital: Não confio em quem não tem um perfil no face


O que você acha desta frase? Ela não é minha e tampouco estou de acordo com ela, mas talvez de forma inconsciente,  muitos já pensem assim, tanto em relação aos outros, como em relação às empresas.

Na verdade a frase faz uma relação entre presença digi
tal e confiabilidade.

A pessoa ou empresa que não tiver uma presença digital mínima, corre o risco ser excluída totalmente do processo, tal qual as pessoas que ao não dispor de documentos básicos como carteira de identidade, motorista ou título de eleitor, acabam ficando de fora do sistema.

Uma frase muito parecida como esta foi utilizada durante um workshop que assisti no final do ano passado e provavelmente por seu apelo provocativo, ficou na minha cabeça por muito tempo, até servir de base para o título deste artigo sobre dicas marketing digital.

Os meus amigos analógicos certamente lembrarão da frase muito utilizada década de 70 que dizia Não confie em ninguém com mais de 30 anos. Esta frase ficou conhecida a partir do título e refrão de uma música que fez sucesso na época e talvez tenha feito com que ao atingir os 30 anos, qualquer jovem daquela época sentisse algo diferente, como se tivesse mudado de tribo.

Naqueles tempos, quem tinha mais do que 30 anos tinha que provar que não era careta ou conservador.

Fazendo uma analogia com a questão das redes sociais ou da presença digital em geral, a lógica que está por trás do título do artigo é que aquele que não tem um perfil em alguma rede social, provavelmente tenha algum problema, pois definitivamente não é uma pessoa normal.

Talvez você ache a lógica acima absurda, mas a verdade é que atualmente a grande maioria das empresas e pessoas ativas já entrou neste jogo do mundo digital e aqueles que ainda estão fora dele, passam a ser considerados como “estranhos”.  

Até dois anos atrás, enquanto não visualizava algum resultado prático neste assunto, eu estava totalmente fora deste jogo e mais de uma vez me perguntaram porque eu não utilizava a minha conta no Orkut (que alguém abriu pra mim) e mais tarde porque eu não estava no Facebook. Ninguém jamais chegou a dizer, mas até parece que aquele que estiver alheio a tudo isto, tem algo a esconder.

O conceito do efeito manada (em inglês – social proof ) é muito interessante e quem ainda não o conhece e tem interesse sobre a área de comportamento das pessoas deve pesquisar sobre o assunto, mas na prática é uma confirmação daquele ditado popular antigo que dizia que aonde a vaca vai o boi vai atrás.

O fato é que, quando se trata do mundo dos negócios, quando fazemos uma busca por alguma empresa na internet e não encontramos alguma referência sobre ela, o primeiro que pensamos é que estamos digitando alguma coisa errada e o segundo pensamento, quando estamos seguros de que ela não aparece na internet, é de que alguma coisa de errado está acontecendo com esta empresa.

dica de marketing digital de hoje é que já não é mais admissível que um negócio não tenha uma presença digital no dias atuais.

Sendo mais didático, a página inicial de um site pode ser comparada a fachada de uma indústria ou a vitrine principal de uma loja. Ter um site é o mesmo que ter uma vitrine na loja. Um bom site é o mesmo que ter uma boa vitrine. Para as empresas as redes sociais são o canal de comunicação com seus clientes atuais ou potenciais. Cada empresa tem seu público-alvo e deverá saber em qual rede social este público estará presente para interagir com ele.

Este jogo é para profissionais e eu realmente recomento que você não subestime esta questão. Este artigo não pretende mostrar como fazer e sim alertar para o fato de que presença digital e confiabilidade atualmente estão muito relacionadas.

Se você desejar se aprofundar mais no assunto, clique aqui e leia os demais artigos com dicas marketing digital ou nos consulte sobre o serviço de assessoria em marketing digital.

Um abraço e vamos em frente (!!)

mkt digital 1

mkt digital 2

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

No Comments

Faça seu comentário

CommentLuv badge