Empresas analógicas e a dificil transição para o mundo digital


Este tem sido um assunto recorrente aqui no blog, embora nos últimos tempos eu venha abordando outros assuntos que também me interessam.

Um artigo publicado na versão online da VOCÊ S/A no dia 10/07/2014 abordou as dificuldades dos colaboradores jovens lidarem com um chefe analógico. Este artigo trazia várias informações muito interessantes que endossam o que penso a respeito desta questão.

Para os parâmetros do mundo digital, tratar de um artigo publicado quatro meses atrás é algo impensável, mas eu estou seguro que para muitos o assunto é muito atual e continuará sendo por muito tempo mais.

No artigo de hoje me apoiarei neste conteúdo para voltar a tocar neste tema que me parece realmente importante, principalmente para os executivos e empresas que se encaixarem neste perfil.

Um dos interessantes aspectos colocados no artigo indica que boa parte das empresas já se deu conta da necessidade de adequar-se ao mundo digital, mas seus principais líderes são analógicos, o que na prática significa dizer que não são capazes de entender a lógica deste mundo ou detectar o real valor de idéias e projetos formulados por seus colaboradores.

O artigo cita também uma pesquisa que a principio ocorreu no exterior, onde em um universo de 300 empresas, foram consultados 3000 executivos de alto escalão e apenas 18 destas empresas afirmaram ter diretorias realmente digitais. Isto representa 6% do total de empresas. Segundo o mesmo estudo, em 210 destas empresas, ninguém da cúpula tinha qualquer ligação com este mundo.

Provavelmente no Brasil a situação seja bastante semelhante ou até mais grave. Os alto executivos brasileiros são reconhecidos internacionalmente por seu perfil de alto nível, mas o artigo é muito feliz quando diz que estes times foram montados levando em conta suas competências em outras áreas.

Este é o cenário e creio que vai continuar assim por muito tempo. Acredito que a minha opinião tem algum valor, pois afinal de contas, até uns dois anos atrás, fiz parte desta mesma tribo, pois até o final de 2012 eu era um veterano totalmente analógico que não sabia sequer o que era o Google Analytics.

Embora ultimamente não tenha escrito muito sobre o assunto, talvez você tenha interesse em ler dois artigos publicados no blog sobre isso. Em um deles defendi que nunca será tarde para colocar sua empresa no mundo digital e o outro, em seu título diz: saiba porque um veterano como eu aderiu ao marketing digital.  Para aqueles que não estão familiarizados com este recurso, basta clicar na frase destacada para ser direcionado para o artigo.

Como no mundo digital ninguém quer ler textos longos, vou ficando por aqui, não sem antes dizer que para todo mal há sempre uma solução e neste caso, estou convencido que alguém terá que construir pontes entre estes dois mundos e espero sinceramente que além de mim surjam outros com a mesma proposta pois o desafio não é para poucos.

Um abraço e vamos em frente (!!)

 consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

No Comments

Faça seu comentário

CommentLuv badge