Mundo digital exige rapidez na troca de informações com PDV


Neste mundo digital que vivemos, tudo é muito rápido e são poucos os que ainda não se deram conta deste fato. É só olhar para os lados e ver pessoas grudadas em seus smartphones ou tablets.

O que hoje é novidade e “está bombando” nas redes sociais, amanhã será tratado como ultrapassado e velho. Quando se trata de criação de conteúdos digitais, o grande desafio é criar “fresh contents“, o que numa tradução não literal, seriam os conteúdos originais.

O trade marketing é uma das áreas que mais cresce no Brasil e sua grande missão é fazer com que a empresa conquiste a preferência do shopper, totalmente confuso em um cenário de excesso de ofertas e informações. Este já é um belo desafio!!

Estar informado de tudo que acontece no PDV passa a ser fundamental. O que talvez muitos não tenham percebido é a importância de receber informações estruturadas e em tempo real. O artigo defende que é possível melhorar muito a rapidez e qualidade destas informações.

Quando eu toco em pontos como a rapidez, qualidade e confiabilidade das informações geradas no PDV, alguns poderão pensar que isto é bastante óbvio, pois mesmo no tão distante mundo analógico, sempre foi assim. Quem de nós não teve um chefe ou um colega que queria tudo pra ontem?

Entretanto, o ponto que levanto aqui é que, se antes isto era desejável, hoje é obrigatório e totalmente imperativo. Uma informação velha não serve pra nada e pode ser comparada ao ato de ler o jornal do dia anterior (alguns ainda tem o hábito de ler o jornal).

É fato que os profissionais que atuam no trade marketing já tem uma quantidade enorme de desafios e adaptar-se à esta realidade do mundo digital pode ser considerado apenas como mais um deles. Entretanto, acredito que aqueles poucos que já se deram conta de tudo isto, não podem deixar pra amanhã a busca por uma solução.

Quem está seguindo os artigos que tenho escrito sobre este assunto já sabe que estou vinculado a um software para gestão do trade marketing. Os que ainda não sabem, encontrarão o banner no final do artigo convidando-os a uma apresentação deste produto. Entretanto, sugiro que abstraiam um pouco esta questão e levem em conta o alerta feito neste artigo. Caso eu mereça algum crédito, sugiro que busquem informações sobre como seus concorrentes estão agindo em relação a tudo isto.

Alguns poderão pensar que basta receber dados de tudo que acontece, o mais rápido possível. Sendo em tempo real então, seria perfeito. Mas não é só isto, pois não podemos esquecer que contar com um grande número de dados desorganizados pode também representar um grande problema.

O verdadeiro desafio está em obter dados confiáveis em tempo real e estruturados de uma forma que se transformem imediatamente em informações organizadas e indicadores. Só assim você realmente passará a ter maior agilidade na tomada de decisões, que no final é o grande objetivo.

Um sistema de alertas para qualquer resultado fora da curva também é fundamental para que o processo flua na velocidade tão necessária neste mundo digital.

Eu posso afirmar que tudo isto é possível pois conheço a questão por dentro. Se você necessitar de ajuda neste assunto, entre em contato comigo.

Um abraço e vamos em frente (!!)

 consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

No Comments

Faça seu comentário

CommentLuv badge