Negócios pela internet – Dica # 6 – Faça uma Análise Swot


Estou por aqui novamente com dicas para quem deseja realizar negócios pela internet e necessita de ajuda para definir o melhor caminho a ser trilhado. O título do artigo pode ser até meio assustador para quem não está acostumado com esta linguagem, mas fique tranquilo que quando chegar a hora de colocar em prática esta ação, você mudará de opinião.

Este artigo vai explicar o que é uma análise Swot e como ela se encaixa no processo de definição da estratégia daqueles que querem realizar negócios pela internet.

A expressão Swot, como a foto que ilustra o artigo já indica, é uma sigla que vem do inglês formada pelas palavras, Strength, Weakness, Opportunities e Threats, ao traduzirmos para o português significam força, fraqueza, oportunidades e ameaças.

Este tipo de análise é recomendado para várias situações e na prática serve para analisar pontos fortes e fracos, assim como ameaças e oportunidades de um determinado negócio. Quando vista desta maneira a análise swot deixa de ser uma ação inacessível para aqueles que não tem formação nesta área, até porque qualquer gestor, de qualquer que seja o ramo de atuação, deve saber responder estas questões.

O objetivo da análise swot é colocar estes aspectos no papel de uma forma organizada e sistêmica, facilitando assim o processo de organização de um plano de ação que aumente as chances de sucesso do negócio, ao mesmo tempo que possa reduzir  seus riscos.

Tenho certeza de que quem chegou até aqui, já está mais tranquilo e confiante na sua capacidade de implantar esta ação.

Quem não conta com o apoio de um mentor ou consultor externo, deveria se colocar na posição de quem analisa o negócio olhando-o de fora ( é difícil mas não é impossível ), pois assim aumentará as chances de que esta análise acabe somente valorizando o que o negócio tem de bom, menosprezando suas debilidades. Este ponto é fundamental.

Para listar as forças do negócio, tente identificar diferenciais competitivos ( vantagens em relação aos concorrentes ) é o caminho para identificar suas forças. Pense nas características especiais do seu produto ou serviço, eventuais vantagens nos prazos de entrega, comentários positivos de clientes, itens exclusivos, parcerias.

As fraquezas do negócio, normalmente estarão relacionadas a problemas na logística de distribuição, estrutura de custos , apresentação no posto de venda e capital de giro inferior ao que o negócio necessita.

Não sei exatamente o motivo, mas percebo que para muitas pessoas sempre é mais fácil detectar ameaças do que oportunidades, pelo que me faz pensar que não seria necessário dar exemplos.  Na maioria das vezes, estas ameaças estarão relacionadas à guerra de preços, falta de barreiras de proteção contra a entrada de novos concorrentes, barreiras fiscais, desvantagens logísticas.

As oportunidades detectadas durante a análise, serão totalmente diferentes em cada negócio. Áreas territoriais mal atendidas pela concorrência, mudanças de comportamento dos clientes ainda não detectadas pelos demais, seriam dois exemplos válidos.

Creio que a esta altura você já esteja concordando que ao realizar negócios pela internet, não podemos  subestimar esta fase e espero ter sido feliz no meu objetivo de tratar o assunto da forma mais simples possível.

Um abraço e Vamos em Frente !!

 

Outros artigos publicados no blog relativos a NEGÓCIOS PELA INTERNET:

20 de Setembro de 2013 – Negócios pela internet – Dica #  5 – Defina palavras-chave

13 de Setembro de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 4 – Defina a persona

05 de Setembro de 2013 – Negócios pela internet – Dica #3 – Analise a concorrência

30 de Agosto de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 2 – Registre um domínio próprio

22 de Agosto de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 1.1. – Os 9 itens do Modelo de Negócio

15 de Agosto de 2013  – Negócios pela internet – Dica # 1 – Crie um Modelo de Negócio

09 de Agosto de 2013 – Artigos semanais com dicas para realizar negócios pela internet

 

 

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Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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