Negócios pela internet: Empresa focada na geração de conteúdo


Se você está tentando entender a lógica do marketing digital e os seus efeitos nos negócios entre duas empresas, através da internet, o tão falado B2B, possivelmente já esteja informado de que a geração de conteúdo relevante é uma maneira eficiente para atrair e fidelizar potenciais clientes.

Caso já tenha superado esta fase e esteja encontrando dificuldades para implementar o projeto, talvez este artigo possa ajudá-lo. A questão da produção de conteúdos é uma das grandes dificuldades das empresas, mas existem alternativas para superar este desafio.

Este artigo, como todos os demais que venho escrevendo sobre o assunto, busca apoiar empresas que estejam vivendo esta situação e o seu foco principal estará justamente na questão da produção de conteúdos.

Se você se fixar na foto que escolhi para ilustrar o artigo, se dará conta que estou bastante otimista pois pelo menos para mim esta foi uma grande sacada.

Realmente não é nada fácil este processo de transição do analógico para o digital. Esta afirmação me parece válida para qualquer profissional ou empresa que tenha este perfil, até porque, como já tive a oportunidade de contar em artigos anteriores, já vivi este processo na própria carne.  Se para um ser humano, qualquer adaptação sempre é difícil, a tendência é que para as empresas seja mais complicado ainda.

O que tenho percebido nas minhas andanças por aí é que quando o processo é traduzido para a linguagem das pessoas, uma boa parte delas passa a desejar fazer parte deste mundo digital, até por uma questão de sobrevivência. Atualmente, uma grande parte das empresas deseja realizar negócios pela internet.

Entretanto, chega um determinado momento que este profissional ou empresa começa a questionar como produzir conteúdos relevantes. Quem assumirá esta responsabilidade? Que tipo de conteúdo produzir? Como fazer para envolver a empresa nesta questão? O que publicar?

Estas perguntas sempre aparecem em qualquer consultoria ou conversa sobre marketing digital e até algum tempo atrás eu não tinha uma resposta adequada para estes questionamentos recorrentes.  Sempre a mesma pergunta e sempre a mesma dificuldade em explicar o processo de uma forma direta e clara.

No início de Dezembro, participei de um evento sobre Marketing Digital aqui em Florianópolis e ao assistir uma palestra da escritora Martha Gabriel, escutei dela uma frase que dizia mais ou menos assim:

Para gerar conteúdo relevante, toda a empresa deve passar a pensar como um editor de um veículo de comunicação

Olha que fácil (!!)

Quem conhece a rotina de um editor de um veículo de comunicação já matou a charada. Quem não conhece, necessita saber que este profissional passa todo o seu tempo buscando informações que possam interessar ao seu público. Estas informações surgem sempre através da colaboração de repórteres, pesquisa de campo ou na internet, entrevistas com atores do segmento, colaboração de terceiros e de várias outras formas.

Se você deseja atrair e interagir com clientes potencias  através da publicação de conteúdo, é assim que você deve encarar o desafio.

Pense comigo: O que pode interessar a seu cliente-alvo? O que sua empresa tem de novidade para contar que realmente vá importar a ele? Quando você e todos os colaboradores entenderem esta questão, estes conteúdos passarão a brotar naturalmente.

Isto serve também para a indústria, mesmo para aquela que por exemplo trabalha com máquinas ou equipamentos. O conceito de conteúdo é muito amplo e alguns segmentos da indústria custam a entender que um catálogo digital, um vídeo de demonstração de um equipamento, um manual de manutenção de uma máquina são conteúdos extremamente relevantes para quem tem interesse nesta área. Textos com informações sobre o setor de atividade e vídeos com entrevistas e depoimentos de formadores de opinião, também podem cumprir o mesmo papel.

Caso sua estrutura não esteja preparada para produzir estes materiais, busque empresas que prestem este tipo de serviço. Existem empresas totalmente voltadas para esta esta atividade, oferecendo serviços com uma excelente relação custo-benefício. Eu conheço algumas alternativas excelentes e poderia indicar se necessário. O importante é que o conteúdo brote internamente na empresa. Quem vai transformar este conteúdo em algo apresentável já é outra coisa. A partir de um bom briefing estas empresas poderão desenvolver materiais muito interessantes.

Um abraço e vamos em frente (!!)

mkt digital 1

mkt digital 2

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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