Consultoria em Marketing Digital – Por que homepages minimalistas?


Talvez você já tenha lido em algum lugar que a página inicial, também muito conhecida como homepage, deve representar visualmente a marca e a imagem da empresa, produto ou serviço que estejamos apresentando.

De algum tempo para cá, muitas homepages  tem evoluído para uma estética minimalista. Recentemente, ao prestar serviços de consultoria em marketing digital fui questionado a este respeito e este artigo irá tratar deste tema.

Antes de entrar nesta questão da estética, acho importante comentar que prestando serviços de consultoria em marketing digital, tenho me dado conta de que muitos sites ainda são construídos sem levar em conta que o papel da homepage mudou muito, deixando de ser a porta de entrada principal para acesso ao site e seu conteúdo.

As formas de interação com um site mudaram muito nos últimos tempos e atualmente acontecem principalmente através da busca em sites buscas como o Google e do compartilhamento social gerado pelas redes sociais.

Estas mudanças abriram várias entradas alternativas para o site e as modernas técnicas de marketing digital indicam que cada uma das páginas internas do site, cada novo artigo, vídeo ou foto incluídas neste site, devem estar relacionados a uma palavra-chave específica, que  possa atrair novos visitantes.

Um exemplo prático é o site da Marketplus, cuja quantidade de visitas aumenta a cada mês e quando monitoro o seu desempenho, observo que a maioria dos visitantes entra no site através de páginas internas como as geradas pelo blog, cujos artigos são  promovidos nas redes sociais.

Fica claro assim, que as páginas internas devem ser tratadas com a mesma importância da homepage e que fatores como estética, usabilidade e amigabilidade do site passam a ter um papel preponderante em todas as páginas do site.

Quando o assunto é a estética, um dos  principais motivos que levam as principais marcas a adotarem uma apresentação minimalista é o fato de que cada dia diminui a capacidade de concentração das pessoas e o uso de apelos visuais e textos curtos parece ser a forma de mitigar esta questão.

A foto que ilustra este artigo é da homepage da Apple, uma das empresas que lideram este processo. No caso desta empresa, a homepage é dominada por grandes fotos e os menus de navegação para as páginas internas. Visite a página e observe como o resultado desta estratégia te é interessante e “sem distrações”. A home page da Land Rover é outro exemplo interessante e cujo resultado é o mesmo.

Embora os exemplos utilizados sejam de marcas líderes e seus produtos estejam direcionados para consumidores da classe A, estou seguro de que esta estratégia pode ser aplicada a sites voltados para outros segmentos e se adaptada a linguagem, os resultados serão muito bons.

Ao apresentar  tais conceitos para os clientes de consultoria em marketing digital,  percebo uma grande melhoria nos resultados digitais destes negócios, sendo o que me inspirou a dividir esta visão através deste artigo.

Um abraço e Vamos em Frente !!

mkt digital 1

mkt digital 2

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

1Comment
  • Anselmo Brigantini
    Postado em 08:28h, 13 outubro

    Caro Carlos,
    Gostei muito da matéria e do seu resumo, pois temos perspectivas semelhantes sobre a junção dos universos on e offline.

    Abs,
    Anselmo

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