Consultoria Estratégica: Pare de falar em crise, respire fundo e tome uma atitude


Estamos vivendo um momento especial em todos os sentidos. Para onde olhemos encontraremos algum tipo de crise. O planeta dá claros sinais de esgotamento e parece gritar para para que mudemos a nossa forma de lidar com os recursos naturais. Crises políticas. Crises econômicas. Crises de identidade. Quando presto serviços de consultoria estratégica me deparo com empresas que já não sabem como reagir.

Ter consciência do que está acontecendo é fundamental. Só focar na crise e ficar vibrando no negativo é fatal. Tomar uma atitude e buscar soluções disruptivas me parece o caminho. Eu tento lembrar disto todo dia e acredito que tanto na vida pessoal, como na profissional, este é o melhor caminho.  

Podemos abordar esta questão sob vários ângulos. Como eu atuo com consultorias estratégicas e apoio empresas e pessoas na transição para o digital, abordarei a questão das empresas e dos empreendedores.

Na minha visão as dificuldades que as empresas brasileiras estão passando em um cenário de crise econômica e política, estão impactadas por um elemento adicional que não está sendo contemplado pela maioria, que tem relação direta com a necessidade de transição para o digital. Me refiro especificamente sobre os impactos da revolução digital que está em curso. Clientes mais informados do que a equipe comercial. Cenário competitivo mais nivelado. Diminuição das barreiras de entrada em novos mercados. Concorrência acirrada. Novos modelos de negócio.

A maioria das empresas sente que os ventos estão mudando, mas grande parte delas ainda não se deu conta que a hiperconectividade é um dos principais motivos desta mudança. Trata-se de um caminho sem volta.

Recentemente conversei com um amigo sobre esta questão, quando surgiu a metáfora dos jipeiros. O momento atual é para quem é off road. Para quem estiver disposto a andar fora da estrada. Buscar os atalhos. Buscar propositalmente e enfrentar com prazer o “caminho das pedras” e no final, morto de cansado, vibrar e mandar fotos para os amigos do seu jipe totalmente embarrado.

Aquela frase ainda tão comum nas empresas – “sempre fizemos desta maneira e deu certo assim” – deveria ser definitivamente riscada do vocabulário de qualquer empresa, pois as estradas tradicionais estão totalmente colapsadas.

Portanto, na minha visão só temos uma alternativa. Temos que reagir. Pensar fora da caixa (expressão batida mas cada dia mais atual). Inovar. E se possível sermos disruptivos. Romper ou alterar totalmente o processo.

Um exemplo é o recente investimento da General Motors na empresa chamada Lyft que concorre com o Uber. O próprio Uber já quebra um paradigma em relação a como as pessoas se deslocam ou se relacionam com o automóvel. Entretanto, uma das montadoras de automóveis mais emblemáticas do mundo investir em carros autônomos e ao mesmo tempo associar-se a uma empresa cuja base do negócio é o compartilhamento de automóveis, sem dúvida é algo disruptivo.

Talvez você esteja pensando que eu esteja sonhando e que isto só é possível para empresas do porte de uma GM. Isto passou pela sua cabeça? Se não passou pela sua, esteja seguro que vai passar pela cabeça de grande parte dos que chegaram até este ponto do texto.

Para aqueles que pensaram desta maneira, sugiro que se informem sobre vários projetos que contrariam totalmente esta premissa. Este mundo está cheio de malucos que tem uma ideia e antes de pensar em como colocarão esta ideia em prática, saem por aí atraindo outros que desejam o mesmo que eles, para só depois descobrir como viabilizar (eles não boicotam suas ideias como a maioria de nós).

Um exemplo é o projeto chamado Ocean Cleanup Project, liderado por um jovem de 19 anos que se propõe a limpar o lixo dos mares. Só isto. Nada mais nada menos.

O vídeo abaixo dá uma ideia sobre o projeto (a energia que esta turma traz para seus projetos inovadores é algo que me impressiona muito. Pura vibração positiva!!). Barragens flutuantes levadas ao Oceano Pacífico e apoiadas pelas correntes marítimas, realizando um trabalho de eliminar o lixo descartado nos oceanos. Até onde estou informado, o projeto está ainda em fase de testes. O importante é que este garoto, ao invés de estar deprimido em algum canto reclamando de uma das tantas crises que temos por aí, sem medo do fracasso, está fazendo o que deve ser feito.

E você? Vai ficar aí marcando passo parceiro? (desculpe a intimidade, mas acho que o momento exige uma sacudida destas, sem formalidades).

A minha sugestão é que você assista o vídeo abaixo, respire fundo, busque apoio se necessitar, saia do trilho e principalmente, curta e vibre com o nova paisagem que vai encontrar neste novo caminho.

Se tiver gostado do texto e acreditar que ele pode ajudar alguém a reagir diante deste cenário complicado,  faça a sua parte e compartilhe com ele.

Se desejar trocar ideias sobre tudo isto, sem qualquer compromisso, dê uma olhada no banner que estou deixando logo depois do vídeo.

Um abraço e vamos em frente !!

consultoria gratuita

 

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

1Comment
  • Thais
    Postado em 16:01h, 18 novembro

    “Crie !” mto bom o artigo, eu mesma estou saindo da zona de conforto e driblando estes paradigmas…momento agora é inovação.

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