Processo do trade marketing torna-se digital com o Agile Promoter


Em artigo publicado no dia 04 de Fevereiro afirmei que a solução para tornar o trade marketing digital é o uso da tecnologia associada ao processo. Na mesma oportunidade informei que atualmente existem plataformas que facilitam o processo de coleta de informações no campo e possibilitam o seu  monitoramento em tempo real.

Nos dias seguintes algumas pessoas me questionaram para saber detalhes sobre estas ferramentas, tais como seus nomes, características, funcionalidades e benefícios reais que trazem para o processo.

Seria muito interessante poder atender às expectativas destes amigos, até porque, mesmo que o número não seja grande, existem algumas ferramentas com esta proposta, sendo que cada uma delas tem suas próprias características e diferentes níveis de performance e facilidade de uso.

Me parece entretanto, que estarei contribuindo mais ao comentar sobre aquilo que eu realmente conheço. Então vamos lá (!!).

Acho fundamental comentar que em primeiro lugar, eu não sou e não pretendo passar por um especialista na área de Trade Marketing que esteja em condições de realizar esta comparação baseado em seus conhecimentos profundos. Além do mais, não é segredo pra ninguém que estou envolvido profissionalmente com uma delas e por esta razão não seria ético ou isento, comparar as características de cada uma.

Entretanto, mesmo não sendo esta a função do blog, no meu ponto de vista não é nada demais apresentar a plataforma Agile Promoter, já que estou totalmente a vontade para afirmar que ela, não só cumpre com a função de tornar o processo digital, como supera todas as expectativas dos usuários, tanto na versão mobile, como na versão web.

Para começar é importante explicar que as duas versões atuam em conjunto, formando um sistema que permite gerenciar todo o merchandising e o promotor no PDV em tempo real. A versão web permite que, desde suas bases, os gestores possam controlar a equipe e analisar os gráficos e relatórios gerados e atualizados automaticamente, cada vez que uma informação nova é acrescida. A versão mobile é instalada em um Smartphone android que é utilizado para coleta das informações no campo. Um processo totalmente seguro pois todos os dados são armazenados na nuvem em um provedor do porte da Amazon.

A partir de sua implantação, a plataforma basicamente não necessita da intervenção do desenvolvedor e o suporte pode ser realizado de forma remota, o que torna tudo mais rápido e econômico, já que não gera custos de manutenção. Por outro lado, qualquer atualização ou nova versão lançada, é imediatamente disponibilizada para todos os usuários, sem qualquer custo adicional.

A implantação da plataforma normalmente não demora mais do que 30 dias, desde que o contratante conte com um profissional que lidere o projeto internamente e assuma a posição de líder do mesmo, com disponibilidade para cumprir todas as etapas do plano de instalação que consiste em uma fase de planejamento de aproximados 15 dias e um período semelhante para implantação e testes.

É nesta fase que ocorre a migração de dados para o sistema e o cadastramento de cada usuário e PDV. Estes locais passam a ser identificados pelo GPS através de suas coordenadas, podendo ser visualizados tanto pelo Google Maps, como pelo Google View.

O cadastramento destes dados permite a chamada roteirização inteligente, já que o sistema permite a simulação de diversos roteiros, informando o total de distância a ser percorrida, qual PDV já faz parte do roteiro de outro colaborador e até uma previsão de tempo de deslocamento, que toma por base os dados utilizados pelo Google.

O usuário mobile do Agile Promoter, ao acionar o Smartphone no início de sua jornada de trabalho, passa a ser monitorado pelo GPS e tem acesso imediato ao roteiro daquele dia. Ao realizar o check-in em cada PDV, identifica imediatamente as tarefas programadas para aquela visita. Cada tarefa cumprida é registrada no equipamento e direciona o usuário para a próxima, facilitando muito o processo.

Ao contrário do que acontece para aqueles que ainda atuam de forma analógica, sempre que necessário dirigir-se ao seu coordenador, o promotor pode fazê-lo através do chat. Esta forma de comunicação gera uma importante redução de gastos com telefonemas e gera um histórico da comunicação trocada.

Naqueles casos onde o PDV está localizado em um local sem acesso à internet, o Agile Promoter funcionará de forma offline, permitindo que todos os dados sejam ingressados, para posterior transmissão, assim que o usuário se desloque até uma área de melhor qualidade de sinal de internet.

A partir da incorporação do Agile Promoter ao processo, informações sobre preços, rupturas, estoques, share e ações da concorrência passam a chegar em tempo real para análise dos gestores. Cada foto tirada no campo, depois de revisada e ter seu envio autorizado pelo usuário mobile, é transmitida imediatamente para a versão web, sendo recebida com a identificação do colaborador que gerou a foto, identificação do PDV, data e hora que foi tirada.

Sempre que seja efetuado o check-out em qualquer PDV, o sistema registrará o tempo de permanência no mesmo, permitindo assim uma análise clara das demandas deste local, associada à performance de cada colaborador.

A partir das próximas semanas, abordarei com mais profundidade cada um dos principais benefícios desta ferramenta, mas acho interessante listar os principais:

  • Roteirização inteligente
  • Comprovação das visitas via GPS
  • Ponto Eletrônico Mobile adequado à portaria 373 do Ministério do Trabalho
  • Cálculo de tempo de permanência em cada loja por promotor
  • Comunicação com a equipe via chat
  • Emissão de relatórios automáticos
  • Recepção online de fotos obtidas no ponto de venda
  • Informações sobre preços, rupturas, estoques, share e ações da concorrência
  • Integração com outros sistemas especializados no controle de rupturas, tais como Bis Company e NeoGrid 
  • Obtenção de gráficos e relatórios consolidados através de “Dashboard”

E para finalizar, quero abordar o ponto que considero mais importante de todos, que é o alto índice de satisfação dos usuários mobile, que mesmo conscientes de que uma das funções do sistema é o monitoramento da equipe, em recente pesquisa realizada, 93% destes usuários se manifestaram totalmente satisfeitos com o sistema.

Imagino que você concorde comigo que colaboradores digitais não poderiam reagir de forma diferente, não é?

Se você ainda não leu o artigo em que eu abordei mais profundamente esta questão, clique aqui.

Um grande abraço e vamos em frente (!!)

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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