Suas vendas estão abaixo do esperado? Marketing de Atração é a solução


Se o título acima atraiu a sua atenção, suponho que você esteja buscando soluções para melhorar suas vendas e ainda não adote estratégias de Marketing de Atração – Inbound Marketing – no seu negócio.

Quem neste momento não está, direta ou indiretamente, convivendo com este problema? Tecnicamente estamos vivendo um período recessivo como outros que o país já enfrentou no passado.

Certamente existem vários fatores que poderão estar influenciando nos seus resultados com vendas, mas o foco deste artigo é apresentar o marketing de atração como uma excelente alternativa para resolver este problema.

Antes de entrar no tema propriamente dito, acho importante comentar que na visão de muitos, o problema afeta todas as empresas igualmente. Eu tenho uma visão diferente.

Neste momento, pelo convívio que tenho com empresas digitais, posso testemunhar que uma grande parte delas está vendendo mais do que antes e ampliando seus negócios. Na maior parte dos casos, são empresas lideradas por gestores nativos digitais que nunca passaram por isto antes.

Pelo que tenho constatado nas minhas andanças por aí, o impacto para as empresas tradicionais tem sido muito maior.

Experiência certamente agrega valor para qualquer negócio. Empresas tradicionais contam com estruturas maiores e são lideradas por executivos veteranos que já viram este filme muitas vezes. Porque então estão enfrentando maiores dificuldades?

Eu tenho um pé posto em cada um destes mundos e estou convencido que a diferença está na forma de conduzir o negócio.

As empresas digitais – startups principalmente – utilizam o conceito de Lean Startup (startup enxuta) na gestão dos seus negócios. Ele foi desenvolvido por Eric Ries que em 2011 lançou o livro cujo título em português é “A Startup Enxuta”. Neste livro o autor cita que o método que ele propunha era tão diferente do usual que o pensamento empresarial tradicional afirmava que o tipo de abordagem previsto não deveria funcionar. Mesmo assim ele foi adiante.

Eu sugiro que você dedique algum tempo para ler este livro, porque o método realmente funciona. Neste momento, empresas tradicionais que estão dando os primeiros passos na transição para o digital, adotam este conceito em “startups internas” que facilitam esta transição.

Eu adoraria aprofundar este tema, mas não é esta a proposta do artigo, mas certamente a partir da leitura do livro e do contato com “cases de sucesso”, você concordará que o modelo tradicional de gestão tem os dias contados.

Estamos em plena Revolução Digital e tudo que deu certo até aqui, terá necessariamente que ser revisto. Este me parece o “fato novo” em relação às crises antigas. Se esta premissa é verdadeira, replicar o que deu certo no passado não me parece uma boa estratégia.

Eu sou um veterano que nos últimos anos se converteu ao digital e acredito que você concordará comigo que o consumidor atual se comporta de forma muito diferente do que alguns anos atrás. Em artigo anterior – link que acabei de deixar no início da frase – já defendi que está também é a realidade do comprador B2B, que simplesmente não tem condições de dar atenção à todas as ofertas que chegam.

Não vou repetir aqui o que já escrevi em artigos anteriores, mas o marketing tradicional que nos interrompe para oferecer algo sem pedir licença ou o vendedor que nos aborda com ofertas que não solicitamos, não tem qualquer chance de sucesso nos dias atuais.

Seguir pressionando vendedores, sem solucionar os pontos acima é um grande erro e somente uma perda de energia.

Aqui na minha empresa nós prospectamos potenciais clientes através de estratégias de marketing de atração. Existe inclusive a possibilidade de que você tenha chegado até este artigo como resultado de uma destas estratégias.

Se você chegou até este ponto do texto é um bom sinal que a estratégia está dando certo, pois deve estar enfrentando dificuldades nesta área e o conteúdo despertou seu interesse.

Esta é uma das virtudes do marketing de atração. Identificar o perfil e necessidades do cliente potencial. Atraí-lo com conteúdos relevantes, criar um relacionamento entre as partes e, no momento que este lead – assim é como tratamos o potencial cliente – der algum sinal de interesse, efetuar a abordagem em busca de uma “conversão” (fechamento do negócio).

Caso você tenha interesse em ter maiores informações e queira testar na prática como funciona, clique no banner abaixo. Você será direcionado para uma página que tentará convence-lo a baixar o material (eu sou suspeito em falar mas vale a pena!). Ao preencher e enviar o formulário eu serei notificado em poucos minutos. Caso você tenha optado por obter contato por um consultor especializado nesta área, você será abordado por mim ou alguém da minha equipe.

Se os nossos interesses se alinharem podemos fazer algum negócio. Caso isto não aconteça, estaremos abrindo uma porta que mais adiante poderá trazer algo positivo.

 Um abraço e Vamos em frente!!

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Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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