Você está preparado para superar seus números de 2013?


Acho que para muitos esta é a primeira semana de 2014 e estou muito feliz por voltar a dividir algumas opiniões e me comunicar contigo através do blog.

As últimas semanas foram de festas e eu aproveitei a oportunidade para me organizar, planejar algumas ações para o ano que inicia e também para recarregar as baterias junto com a família e amigos, até porque ninguém é de ferro.

Espero que você também tenha aproveitado bem este período e esteja pronto para os desafios que o ano de 2014 reserva para todos nós.

Estou muito confiante, mas não podemos esquecer que teremos o Carnaval em Março, 30 dias de copa do mundo no meio do ano e eleições no último trimestre.  A foto que ilustra esse artigo é uma das brincadeiras que estão rolando nas redes sociais sobre o calendário brasileiro deste ano.

Em muitos setores o ano passado não foi ruim, mas tampouco foi maravilhoso, o que faz com que os recursos alocados nos orçamentos de 2014 tendam a ser inferiores aos do ano anterior.

Esta é sem dúvida uma realidade que vamos enfrentar, mas como se diz na minha terra: “Não está morto quem peleia” e eu continuo jogando no time dos otimistas.

Não existe uma receita de bolo que permita indicar o melhor caminho para que cada um possa superar a performance anterior e atingir os objetivos definidos para este ano que inicia. Na minha visão será, mais importante do que nunca, ter objetivos bem definidos (onde queremos chegar), um plano tático bem desenhado (como chegar lá), ferramentas de gestão eficientes (automação e melhoria da performance) e monitoramento em tempo real ( processo contínuo de avaliação que permita a correção imediata de rumos).

No que se refere a ferramentas de gestão, no caso de empresas prestadoras de serviços como a minha, investir em um sistema de relacionamento com o cliente, o famoso CRM (customer relationship management) é fundamental. Alguns anos atrás, trazer uma ferramenta como esta exigia um investimento importante. Atualmente existem alternativas para todos os portes de empresas.

A questão do monitoramento me parece fundamental e deve ser incorporada o quanto antes na cultura das empresas brasileiras, deixando de estar restrita ao mundo das grandes corporações. Os sistemas que permitem monitoramento em tempo real são ideais (em algumas áreas já existem ferramentas com este recurso). Aquelas empresas que monitoram continuamente seus processos, podem corrigir os rumos da sua operação rapidamente e neste ano esta agilidade será fundamental.

 Um grande abraço e vamos em frente (!!)

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

1Comment
  • FERNANDO CASTEJON
    Postado em 15:16h, 13 Janeiro

    MUITO BOM !! VAMOS EM BUSCA DOS RESULTADOS !

Faça seu comentário

CommentLuv badge