Negócios pela internet – Dica # 5 – Defina palavras-chave


Dando sequência  à  publicação das dicas para quem deseja realizar negócios pela internet, neste artigo abordarei a importância de definir palavras-chave antes de tomar decisões sobre o caminho a ser seguido no marketing digital.

Quem busca na internet informações a respeito de palavras-chave, encontrará centenas de publicações a este respeito, mas a grande maioria dos materiais publicados trata das questões técnicas que são muito importantes, mas que não são a razão deste artigo.

Este artigo abordará a questão da palavra-chave, como fator fundamental para definir a estratégica de quem pretende realizar  negócios pela internet.Quem tem o mínimo conhecimento sobre marketing digital já sabe que para ter algumas páginas do site bem posicionadas no Google, poderá utilizar o caminho mais fácil que é o caminho do “Link pago”, pelo qual, como o próprio nome já diz, você estará pagando para aparecer por lá. A segunda possibilidade  é o caminho da geração de conteúdo relevante, que na prática significa oferecer materiais ( textos, fotos, vídeos, e-books, etc ) que realmente sejam importantes para quem busca a informação.

A palavra-chave se encaixa nas duas situações, pois é a partir dela que você define uma política de promoção na internet, através de anúncios pagos ou da geração de conteúdo. Portanto, saber escolher uma palavra-chave corretamente é extremamente importante.

Tudo o que foi colocado aqui até o momento já foi muito falado, mas como escrevo para aqueles que querem ter negócios pela internet, mas não sabem qual o melhor caminho a trilhar, quero afirmar que na minha opinião, tudo parte a partir da forma como o cliente poderá tentar encontrar sua empresa na internet.

Quando sou consultado por alguém sobre os nossos serviços de assessoria em marketing digital, o meu primeiro questionamento é a respeito de qual palavras ou frases esta pessoa utilizaria em um site de busca para identificar seus concorrentes.  O segundo passo é realizar uma pesquisa que identifique o potencial destas palavras-chave, a quantidade média de buscas mensais que ocorrem no Brasil e o nível de concorrência que existe em relação a ela.

Quando eu enfatizo que esta questão, faz parte da análise estratégica para definir a sua atuação na internet é porque em muitos casos somente existirá uma busca local, em outros a quantidade de buscas será muito pequena ou a concorrência em torno dela extremamente alta. Para cada um destes casos, a estratégia deve ser diferente.

Quem identifica uma palavra-chave para o seu negócio que tenha buscas em quantidades razoáveis, com tendência de crescimento, abrangência nacional, concorrência moderada, além de forte potencial para geração de conteúdo, pode ir pelo caminho da criação de um blog por exemplo. A partir deste blog, poderá utilizar algumas redes sociais que tenham relação com o seu público-alvo para promover este blog e seus conteúdos.

Por outro lado, uma loja de bijuteria numa determinada cidade, no interior do Brasil, a princípio poderia criar uma estratégia voltada para ser identificada e para prospectar clientes locais. Este me parece o melhor exemplo, onde uma estratégia de criação de um site bastante simples, com uma estratégia para ser encontrado por aquela pessoa que digite a frase loja de bijuteria cidade tal. O papel de redes sociais como o Facebook passa a ser muito mais importante neste caso, pois as redes sociais são um caminho perfeito para quem publica textos curtos, muitas fotos e mensagens.

O grande objetivo de quem quer realizar negócios pela internet, deve ser o da “conversão” de negócios e portanto, o caminho deve ser mapeado e cada movimento deve ser avaliado previamente.

Um abraço e Vamos em Frente !!

Outros artigos publicados no blog relativos a NEGÓCIOS PELA INTERNET:

13 de Setembro de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 4 – Defina a persona

05 de Setembro de 2013 – Negócios pela internet – Dica #3 – Analise a concorrência

30 de Agosto de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 2 – Registre um domínio próprio

22 de Agosto de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 1.1. – Os 9 itens do Modelo de Negócio

15 de Agosto de 2013  – Negócios pela internet – Dica # 1 – Crie um Modelo de Negócio

09 de Agosto de 2013 – Artigos semanais com dicas para realizar negócios pela internet

mkt digital 1

mkt digital 2

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

No Comments

Faça seu comentário

CommentLuv badge