
PDV Ativo promove pesquisa sobre perfil do trade marketing brasileiro
Em artigo publicado recentemente, o portal PDV Ativo já informou sobre a sua participação na 12ª edição da Brazil Promotion. Este evento acontecerá em São Paulo, nos pavilhões do Transamérica Expo Center , no período de 05 a 07 de Agosto próximos.
O evento é considerado como a maior feira de marketing promocional da América Latina e para quem não sabe, contará com fornecedores de serviços, produtos e acabamentos para redes de varejo , serviços promocionais, realização de eventos, além de brindes, presentes e soluções para o PDV.
Cumprindo nosso papel de consultores estratégicos do portal e atentos a previsão da presença de mais de 12 mil visitantes especializados, sugerimos a realização de uma pesquisa focada no perfil do trade marketing praticado pela indústria brasileira. A proposta foi prontamente aceita por toda a equipe e contará com o apoio dos parceiros estratégicos do portal.
O Brasil não tem a cultura de trabalhar com métricas e informações estatísticas. Na área do trade marketing esta realidade não é diferente e, até onde estou informado, o setor praticamente não conta com estatísticas relacionadas a sua atividade.
Você que está lendo este artigo e já atua no segmento a muito mais tempo do que eu, por acaso já teve acesso a alguma estatística similar, realizada recentemente? Eu fiz uma pesquisa na internet e não identifiquei qualquer dado deste tipo.
Durante a realização da pesquisa, serão coletadas informações relacionadas à faixa etária, formação escolar, nível de remuneração, relação de trabalho com a indústria (equipes CLT ou terceirizadas) e no caso em especial dos colaboradores terceirizados, seu nível de dedicação a uma determinada marca (total ou parcial) entre outras.
Recentemente eu escrevi um artigo que levantava a questão de que, se os operadores do trade marketing brasileiro são digitais, o processo não deveria seguir sendo analógico, sem contar com uma tecnologia associada ao trade marketing.
O artigo foi bastante bem recebido, sendo que várias pessoas da área me comentaram que a minha observação fazia muito sentido. Entretanto, não fiquei nada feliz quando algum tempo depois me dei conta de que alguém poderia me perguntar qual foi a estatística que tomei por base para formular esta tese.
Numa situação destas seria muito duro pra eu reconhecer que somente tomei por base, informações resultantes com empresas do setor e constatações realizadas em visitas de campo e que não conto com qualquer estatística que me demonstre qual o percentual de nativos digitais que atuam no setor.
Talvez por haver tido a oportunidade de viajar muito para outros países e por haver vivido cinco anos da minha vida no exterior, eu realmente sou pouco tolerante com a cultura de “achismos” e versões sem qualquer base real, tão arraigada no nosso país.
Em países considerados desenvolvidos esta questão está totalmente superada, e aqui no Brasil já contamos com recursos que nos permitem contar com informações confiáveis e em tempo real, pelo que já não temos mais desculpas.
Esta pesquisa utilizará os recursos do sistema Agile Promoter, parceiro do portal e entusiasta de primeira hora deste projeto. Com a utilização deste sistema, será possível contar com dados consolidados em tempo real, dando uma enorme agilidade ao processo.
Estamos muito confiantes em poder contar com um número significativo de participantes e você poderá colaborar muito com o projeto ao compartilhar este artigo com seus colegas da área.
Caso você esteja se programando para visitar a feira, não deixe de nos visitar e participar da pesquisa, já que assim, além de colaborar para o desenvolvimento do setor, também participará do sorteio de um Tablet oferecido pela ATM Outsourcing que é a mais nova parceira do portal.
Eu pessoalmente estou muito feliz por haver sido o mentor do projeto e estarei te esperando por lá para que nos conheçamos pessoalmente.
Um abraço e vamos em frente!!
No Comments