Trade Marketing: Uso de tecnologia viabiliza roteirização inteligente


Como comentei no artigo da semana passada, a partir de agora estarei publicando periodicamente artigos que explorarão com mais profundidade e de forma individual, cada um dos principais benefícios agregados ao processo do trade marketing com o uso de tecnologia.

Estes artigos tomarão por base as funcionalidades oferecidas pelo Agile Promoter, que é a plataforma com a qual estou envolvido profissionalmente e que por esta razão, me trará mais subsídios para cada um dos artigos, já que a intenção é abordar cada tema sob o ponto de vista dos usuários e dos benefícios gerados para o processo.

Este artigo tratará dos benefícios que o uso da tecnologia traz para o processo de roteirização das visitas de promotores aos pontos de venda, que é uma fase importante de todo processo de contato com o PDV.

O relacionamento com o PDV envolve pessoas e processos. No caso de empresas que atuam no varejo, normalmente a estrutura de campo está composta de promotores e coordenadores. Não é fácil criar processos eficazes, mas é muito mais difícil administrar pessoas. No setor alimentício, várias empresas têm equipes de campo com mais de 500 colaboradores e algumas empresas chegam a administrar alguns milhares de colaboradores.

De um lado estão as indústrias, seus distribuidores, agências que terceirizam o processo de promoção no PDV e no outro extremo estão os clientes com pontos de venda de portes diferentes e com demandas completamente distintas entre eles. Quando se trata de promoção no PDV, existem casos de promotores que se dedicam totalmente a um único PDV, outros onde as visitas são diárias mas duram somente algumas horas e ainda visitas semanais ou quinzenais.

Tudo isto, associado à outras diversas variáveis como tempo perdido para o deslocamento entre um PDV e outro, local de residência do colaborador, veículo utilizado para o deslocamento, ponto de partida para o início da atividade (residência do colaborador ou início da atividade a partir de um local que sirva de base), entre outras, fazem com que a busca por uma roteirização inteligente seja muito importante.

Aquela empresa que dispõe de uma tecnologia como a do Agile Promoter associada ao seu trade marketing, está em condições de praticar esta roteirização inteligente, principalmente pelo fato de que cada PDV tem suas coordenadas inseridas no sistema, o que permite que a partir da definição de onde iniciará o trabalho de cada colaborador (residência ou base) seja realizada uma simulação de roteiro que estará apoiada pelos recursos do parceiro Google, através do seu serviço conhecido como Google Maps.

É muito fácil entender o funcionamento do sistema. O responsável por esta simulação, considerando algumas premissas prévias, define qual a área de abrangência da atuação de um promotor determinado. Vamos chamar este promotor de João. Ele mora na zona leste de São Paulo e o mais lógico é que ele atue nesta região, pois perderá muito menos tempo com deslocamento e terá um desempenho muito melhor. Se o gestor partir do zero, poderá identificar que colegas do João moram na mesma região e quais que PDV deve ser atendido por lá, sempre considerando um raio de um determinado número de quilômetros.

Contanto com este recurso, quem estiver realizando a simulação, vai criando roteiros individuais, que considerem a periodicidade das visitas a cada PDV e a partir dos roteiros seguintes, visualizará sempre aquele local já atendido por outro colaborador.

Para definir cada roteiro, também são disponibilizadas pelo sistema informações como distância percorrida e previsão de tempo de deslocamento entre um ponto e outro.

Se você chegou até aqui no artigo, creio que já se deu conta dos grandes benefícios que a roteirização inteligente traz para todo processo do trade marketing, mas nunca é demais frisar que ele permite otimizar recursos humanos e financeiros, pois a tendência é que desta forma a equipe possa cobrir uma quantidade de pontos de venda maior, com maior eficiência na medida que os deslocamentos tenderão a ser menores, com reflexo direto nos custos do processo.

Um abraço e vamos em frente (!!)

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

2 Comments
  • Carlos Altafini
    Postado em 11:30h, 22 agosto

    Olá Wellington
    O software citado é o Agile Promoter. Com relação a segunda pergunta, desconheço a existência de algum software gratuito que cumpra esta função.
    Abraço

  • Wellington
    Postado em 12:51h, 20 agosto

    Ola.

    Esse software que apresenta acima, qual é?
    Existe algum que faça o mesmo serviço, ou próximo disso e seja gratuito?

    Att.

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