Integridade

Alguns conceitos aplicados no Mundo Digital


Qualquer habitante do mundo digital que ler este texto poderá dizer que eu estou falando o óbvio, mas provavelmente ainda não tenha se dado conta que alguns conceitos bastante conhecidos e praticados por eles, são totalmente novos para aqueles que ainda habitam o mundo analógico e que recém estão dando os primeiros passos para realizar negócios pela internet.

Não sei se já foi feito algum estudo a respeito do assunto, mas o meu sentimento é que quando se trata das pequenas e médias empresas brasileiras, a  maioria delas ainda é analógica, pois não podemos esquecer que somente ter um site não é suficiente para fazer negócios pela internet.

Uma definição simples de mídia digital diz que é um conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, que permitem a distribuição de conteúdos escritos, sonoros ou visuais através da web.

Alguns conceitos aplicados neste mundo

Sem Hierarquia – A web permite que qualquer indivíduo ou empresa se manifeste através dela e os critérios que serão utilizados para destacar um ou outro não tem qualquer relação com hierarquia de qualquer tipo.  Se duas empresas basearem sua estratégia digital somente em publicação de conteúdo e nada mais, a publicação de um conteúdo relevante por uma pequena empresa poderá obter mais destaque do que a publicação de uma página institucional de uma grande empresa.

Colaborativa – Este conceito é sensacional e é bem característico desta turma jovem que representa a maioria dos habitantes do mundo analógico, sendo que me parece que os maiores exemplos seriam a Wikipédia e o Linux, mas cada dia aparece alguma novidade nesta área.

Instantânea –  Usando o exemplo mais simples possível, a partir do momento que este texto for postado no meu site, poderá  ser acessado imediatamente em qualquer parte do mundo, por qualquer pessoa que esteja conectada através de um smartphone, tablet ou computador.

Integridade – Quem entra neste mundo pode sair do anonimato para as paradas de sucesso com muita rapidez, mas caso não seja autêntico ou íntegro, poderá também ser trucidado com a mesma rapidez, através de outros blogs e principalmente através das Redes Sociais.  Mas quem tem medo não sai de dentro de casa.  Portanto, tenha claro que por trás de cada texto, foto ou vídeo publicado na internet, existe um autor e os seus direitos autorais devem ser respeitados, a não ser que façam parte do que é chamado conteúdo público ou tenham sido claramente disponibilizados por estes autores.

Transparência – Fundamental neste mundo.  Não queira parecer o que você não é.

Nós da Marketplus estamos dedicando muito tempo para nos aprofundar neste assunto e nos achamos na obrigação de dividir este tipo de conteúdo com nossos clientes e amigos, pois sabemos que muitos de vocês também tem interesse em realizar negócios pela internet.

Para aqueles mais jovens que não conseguem entender porque destaco conceitos acima, gostaria de contar que seis anos atrás estive relacionado comercialmente com uma importante empresa que é líder no Brasil no seu segmento.  Naquela época, conversando com o proprietário da empresa, sugeri que fosse criado um site com catálogo de produtos, quando ele me disse que não o faria para evitar que estas informações fossem parar nas mãos da sua concorrência.

Pois acabo de fazer uma busca no Google e observo que esta empresa já tem o seu site, com os seus lindos produtos, mas como conheço bastante do seu negócio, é bastante fácil para eu saber quais são as principais palavras-chave utilizadas por potenciais clientes. Qual é a minha grande surpresa, pois quando realizo esta busca, ela não aparece nem na primeira e tampouco na segunda página do site de buscas.

Se você ainda tem dúvidas das oportunidades que existem nesta área, acho que o exemplo acima é bastante expressivo, pois estamos falando de uma empresa líder no seu setor.

E você, tem interesse em fazer negócios pelas internet ? Vai continuar fazendo tudo como sempre ou vai tomar uma atitude para entender o que está vindo por aí?

Caso considere que necessita de ajuda para quebrar esta barreira cultural, conte com a Marketplus que tem um pé em cada um desdes dois mundos.

Um abraço e vamos em frente.

mkt digital 1

mkt digital 2

 

 

 

 

 

 

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

1Comment
  • julio negri
    Postado em 20:49h, 20 Maio

    Gostei deste post, pois serviu como um convite a refexao. Uma empresa lider no setor sem uma estrategia de Marketing Digital é quase impensavel nos dias atuais. Mas a prova esta aí….

Faça seu comentário

CommentLuv badge