Na era digital a reinvenção profissional é inevitável


No final de 2012 passei a ter consciência do quanto a era digital modificaria a vida das pessoas e das empresas.

Naquele momento percebi que necessitaria me reinventar totalmente como profissional e como empreendedor.

O processo foi duro, mas quando olho para trás, percebo o quanto foi importante haver enfrentado o desafio.

Neste artigo compartilharei um pouco da minha experiência, além de dicas que talvez  possam ser do seu interesse.

Leia Mais

Pré-venda – A solução para acelerar suas vendas


Se a sua empresa atua no segmento B2B e com vendas complexas -  que exijam desde visitas presenciais até orçamentos customizados, passando eventualmente por demonstrações de produto, pré-projeto ou trials (degustação de software) e ainda não está familiarizado com o conceito de pré-venda, você deveria dedicar alguns minutos para ler este artigo.

O tema ainda é pouco conhecido no Brasil e não se esgotará por aqui, mas se eu for capaz de despertar seu interesse em relação à ele, já estarei satisfeito.

Leia Mais

Não nasci para ser maltratado (menos ainda como cliente)


Neste momento, a internet - principalmente nas redes sociais -  é palco de debates acalorados e manifestações de frustração relacionadas ao momento político e econômico.

É impossível prever o que vem pela frente nesta área, mas o empoderamento da sociedade aparentemente já é realidade.

Leia Mais

Pensando em pendurar as chuteiras? Já pensou em atuar como mentor?


A área da mentoria me interessa muito e cada dia estou mais convencido de que quanto mais disseminado este conceito, melhor para a sociedade como um todo.

Infelizmente, aqui no Brasil a atividade ainda está restrita à pequenos grupos.

Eu já tive a oportunidade de escrever outros artigos sobre este tema, mas sempre com uma ênfase maior na mentoria empresarial.

Hoje a ideia é outra e este artigo é para aqueles veteranos que já começam a pensar em "pendurar as chuteiras" ou que já atingiram a maioria dos seus objetivos e desejam dedicar um pouco do seu tempo para interagir com as gerações mais jovens.

Leia Mais

Venda mais associando marketing de atração e a terceirização de vendas


A atividade de representação comercial é muito antiga e no Brasil a profissão foi regulamentada no ano de 1965. O papel do representante é o de "fechador". O responsável por efetuar a venda.

Entretanto, nos últimos três anos o conceito de terceirização de vendas se ampliou e já é comum que algumas empresas desejem terceirizar totalmente a área comercial, ou a gestão de um determinado canal ou área geográfica. A maioria dos casos que tenho conhecimento estão no segmento de serviços ou de tecnologia.

Creio que esta questão já não é novidade para muitos, mas o que sim pretendo levantar neste artigo é que o marketing de atração - ou marketing digital - cumpre um papel importante nesta estratégia.

Leia Mais

Consultoria Estratégica: Pare de falar em crise, respire fundo e tome uma atitude


Estamos vivendo um momento especial em todos os sentidos. Para onde olhemos encontraremos algum tipo de crise. O planeta dá claros sinais de esgotamento e parece gritar para para que mudemos a nossa forma de lidar com os recursos naturais. Crises políticas. Crises econômicas. Crises de identidade. Quando presto serviços de consultoria estratégica me deparo com empresas que já não sabem como reagir.

Ter consciência do que está acontecendo é fundamental. Só focar na crise e ficar vibrando no negativo é fatal. Tomar uma atitude e buscar soluções disruptivas me parece o caminho. Eu tento lembrar disto todo dia e acredito que tanto na vida pessoal, como na profissional, este é o melhor caminho.  

Leia Mais

Consultoria estratégica: Impactos da hiperconectividade nos negócios


Estamos vivendo em plena era da hiperconectividade e creio que a maioria das pessoas e das empresas está consciente deste fato. Tudo começou com o desenvolvimento da internet e se perpetua a partir da popularização dos dispositivos móveis. O impacto nas empresas é muito grande e a sua análise vem ganhando espaço na maioria dos projetos de consultoria estratégica.

Leia Mais

Consultoria estratégica – Reinvenção é a palavra de ordem atual


Depois de praticamente três semanas sem publicar nada de novo por aqui, volto a abordar um tema já explorado anteriormente. A necessidade de mudar e adaptar-se. A capacidade de adaptação sempre foi um fator de sucesso para pessoas e empresas, mas na minha visão, no caso das empresas, o momento é bem especial.
Leia Mais

Especialistas disponíveis através da consultoria online


Já vai longe aquele tempo em que, para contar com o diagnóstico de um especialista em um determinado assunto, era necessário se deslocar grandes distâncias. Até na medicina esta questão já começa a a se materializar pois o diagnóstico remoto já é uma realidade em muitas partes do mundo, embora o nosso Brasil ainda esteja bastante atrasado nesta questão.

Leia Mais

Consultoria online Marketplus – Como funciona?


Como já tive a oportunidade de comentar em artigos anteriores, a consultoria online já é uma realidade no nosso negócio. Recentemente fechamos com um primeiro cliente e atualmente temos outras negociações bastante adiantadas.

Leia Mais

8 razões para contratar uma consultoria online


Quando escrevi o artigo que foi publicado no dia 20/02/2014 com o título Porque estou apostando no crescimento da consultoria online em 2014, não tinha a menor ideia de que menos de uma semana depois estaria fechando com o meu primeiro cliente nesta modalidade de serviço, o que obviamente reforça a minha aposta no crescimento da consultoria online.

Leia Mais

Porque estou apostando no crescimento da consultoria online em 2014


Os serviços de consultoria online já estão disponíveis no Brasil e o Sebrae se destaca nesta atividade. Se você realizar uma busca no Google para identificar aqueles que prestam este tipo de serviço utilizando a palavra chave consultoria online, provavelmente o Sebrae ocupe as primeiras posições da primeira página do Google.

Leia Mais

Este ano marcará a história da Marketplus e 2014 promete


Este é o primeiro ano do blog da Marketplus e portanto é a primeira vez que estou desafiado a escrever um artigo nesta época do ano.  O blog está focado em temas relacionados ao mundo dos negócios e  nesta época do ano, aqui no Brasil, a maioria das pessoas está focada em liquidar pendências e se prepara para as festas com amigos e familiares.

Leia Mais

Outsourcing Comercial: Estar convicto é fundamental


Recentemente estive lendo um artigo que defende com muita propriedade o outsourcing como resultado da estratégia de negócios da empresa e não uma ação isolada para redução de custos. Os serviços de outsourcing comercial se encaixam perfeitamente nesta visão.

Leia Mais

Algumas diferenças entre Mentoria e Coaching


Este artigo tem por objetivo aprofundar o assunto mentoria e uma das formas de fazë-lo é comparar com outros processos similares, como é o caso do coaching. Não sou um especialista neste segundo assunto e o  primeiro contato com ele ocorreu, há três anos atrás.

Leia Mais

Você já ouviu falar de mentoria?


Existe um ditado popular que diz que se conselho fosse bom não se daria e sim se venderia. Eu acho que não é bem assim e tanto na vida pessoal como na profissional, sempre busquei orientação de pessoas mais experientes.

Leia Mais

Importar é uma alternativa para a internacionalização de empresas


O Brasil sempre foi um país exportador. Muitos anos atrás, o governo da época chegou a veicular publicidade que dizia EXPORTAR É O QUE IMPORTA. Todo o esquema brasileiro de comércio internacional sempre privilegiou a exportação e de forma consciente ou não, criou algum tipo de barreira para as importações.

Leia Mais

Outsourcing Comercial comparado com outras alternativas


Por ser ainda pouco conhecido no Brasil, é natural que existam dúvidas em relação as diferenças entre Outsourcing Comercial e outros serviços mais tradicionais, como consultorias ou serviços de representação comercial. Neste artigo, estaremos deixando claro algumas diferenças importantes entre eles.

Leia Mais

A viabilidade da Internacionalização de pequenas empresas


Quando se trata de internacionalização de empresas, o mais comum é imaginar que no Brasil esta possibilidade esteja restrita somente a grandes empresas. Neste artigo, estarei tentando desmistificar um pouco esta questão, assim como apresentar algumas possibilidades que também estão disponíveis para pequenas e médias empresas.

Leia Mais

Consultoria Estratégica: Qual o porte da sua empresa?


Quem como nós presta serviços de Consultoria Estratégica, percebe que existem muitas dúvidas em relação aos critérios mais adequados para definir o porte de uma empresa. Este artigo comenta esta questão e apresenta os parâmetros utilizados atualmente pelo BNDES.

Leia Mais

Qual a proposta do blog da Marketplus ?


Quem já visitou o site da Marketplus sabe que a empresa está focada em Vendas e Consultorias para pequenas e médias empresas. Quando se trata de vendas, a empresa atua na área de representação comerciai e também oferece os serviços de outsourcing comercial. Como prestadora de serviços de consultoria, atua em projetos de consultorias estratégicas, marketing digital e de internacionalização.

Leia Mais

Outsourcing Comercial para pequenas e médias empresas


O serviço de Outsourcing Comercial já é bastante conhecido na Europa, Estados Unidos e alguns países da América do Sul. No Brasil ainda é uma novidade, mas já existem algumas previsões que indicam um grande crescimento da atividade nos próximos anos.

Leia Mais

O que afinal significa Outsourcing Comercial ?


Este novo serviço chamado de Outsourcing Comercial que passamos a oferecer ao mercado a partir de Abril deste ano,  já é praticado em outros países como Estados Unidos, Espanha e Portugal, mas no Brasil ainda é uma atividade recente, o que faz com que o conceito ainda seja pouco conhecido.

Leia Mais