A Consultoria em Marketing Digital aumenta suas chances na internet


Desde o primeiro dia que passei a conviver com o Marketing Digital, me dei conta de que a atividade tem sua linguagem própria e os principais atores do mercado estavam simplesmente descartando uma quantidade enorme de clientes analógicos que não entendem esta linguagem.

Certo momento tive a oportunidade de apresentar este ponto de vista para alguns personagens importantes do setor e estes concordaram comigo, sem entretanto manifestar qualquer interesse em alterar esta postura. Foi a partir destas constatações, que eu passei a dedicar muito tempo para o assunto, inicialmente aplicando técnicas na minha empresa e a partir daí  oferecendo serviços de consultoria em marketing digital, com o objetivo de ajudar a diminuir a lacuna descrita acima.

Em um cenário de muita especialização e poucas alternativas reais que ajudem o empreendedor a identificar a melhor estratégia digital, o papel da consultoria em marketing digital ganha muita importância e este artigo trata desta questão.
Na minha visão, o papel de quem presta serviços de consultoria em marketing digital para empresas analógicas, é o de colocar a disposição do contratante o seu expertise na área, preferencialmente apoiado em uma metodologia clara e com foco total em resultados.

No caso da minha empresa, preferimos chamar este serviço de Assessoria em Marketing Digital, já que a maioria dos clientes que nos buscam necessitam de alguém que realmente coloque a mão na massa, coordenando a implantação do projeto e os demais prestadores de serviços envolvidos.

Me parece que esta postura dos clientes citada acima, tende a crescer na medida que muitas empresas já tiveram algumas decepções nesta área, pois ao não conhecer o assunto e não contando com o apoio de uma consultoria em marketing digital, acabaram não colhendo os resultados esperados.

Infelizmente, tenho encontrado casos de agências que, ou não assessoraram o cliente na definição da estratégia digital, ou não tiveram a perseverança suficiente para orientá-lo a evitar estratégias equivocadas e este tipo de postura acaba reforçando a necessidade das empresas, principalmente aquelas analógicas, de contratar empresas de consultoria em marketing digital.

Quem presta este tipo de serviço, deve contar com uma rede de parceiros especialistas que possam apoiar na execução do projeto quando necessário, mas também deve estar preparado para atuar de forma independente e interagir com a rede de parceiros do cliente e com sua equipe interna, com uma postura proativa de conselheiro e agente de mudanças na organização.

A capacidade de orientar os gestores sobre as melhores alternativas de investimento na área, com foco na boa aplicação dos recursos disponíveis e no maior retorno possível, diferencia aqueles que prestam um serviço de consultoria em marketing digital com excelência e os demais.

Para finalizar, acho importante comentar  que a empresa contratada para prestar este serviço também se envolva nas questões do marketing “offline”,  pois esta área deverá estar completamente alinhada com o marketing online.

Caso você tenha interesse em conhecer outros artigos relacionados ao marketing digital, por favor clique aqui.

Um abraço e vamos em frente ! 

 

 

mkt digital 1

mkt digital 2

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

No Comments

Faça seu comentário

CommentLuv badge