A viabilidade da Internacionalização de pequenas empresas


Quando se trata de internacionalização de empresas, o mais comum é imaginar que no Brasil esta possibilidade esteja restrita somente a grandes empresas. Neste artigo, estarei tentando desmistificar um pouco esta questão, assim como apresentar algumas possibilidades que também estão disponíveis para pequenas e médias empresas.

Para quem não está familiarizado com este tema, sempre que o mesmo vem a tona, é comum supor que esta possibilidade se limite a casos onde uma grande empresa adquire outra ou abra uma filial no exterior.

É verdade que muitas empresas brasileiras de grande porte foram pioneiras nesta área e se internacionalizaram desta forma. Para ilustrar, podemos citar empresas como Vale, Gerdau, Tigre, Marcopollo, entre outras. Recentemente tivemos os casos de aquisições realizadas pela Ambev, tanto da centenária marca americana Heinz como em casos anteriores, das também americanas Burger King e Budweiser.

Creio que operações deste porte reforçam ainda mais a visão comentada no início deste artigo, pois além de se tratar de negócios que envolveram grandes somas, ajudaram a quebrar alguns tabus antigos, pois há alguns anos atrás seria inimaginável a possibilidade de um grupo brasileiro adquirir marcas americanas tão fortes.

O objetivo deste artigo é demonstrar que existem outros caminhos para internacionalização de empresas e a partir deste ponto passarei a tratar destas hipóteses:

> Participação em feiras internacionais: Participar de uma feira internacional como visitante, me parece o primeiro passo para qualquer empresa que queira internacionalizar-se. Os custos de viagens internacionais se reduziram e podem ser parcelados. Para que a relação custo-benefício seja ótima, sugiro que sejam priorizados eventos especializados e que qualquer ação deste tipo seja planejada com antecipação, para que haja uma otimização de tempo e recursos.

> Importação de insumos, serviços ou produtos acabados: Esta possibilidade também é muito válida, pois desenvolver fornecedores internacionais também é uma forma de internacionalizar seu negócio. Existem muitas empresas estrangeiras interessadas em entrar no Brasil e dispostas a fazer parcerias muito interessantes com empresas nacionais de qualquer porte.  Valorize a sua posição e considere também esta possibilidade.

> Exportação de insumos, serviços ou produtos acabados: Embora nestes últimos anos a exportação perdeu evidência no Brasil, devido a relação desfavorável do Dólar em relação á moeda brasileira, esta atividade continua sendo uma alternativa viável para muitos negócios, principalmente para aqueles voltados para nichos específicos. Por outro lado, alguns países da América do Sul, como Paraguai e Uruguai por exemplo, tem uma relação comercial muito forte com o Brasil e embora já bastante explorados, sempre oferecem oportunidades para quem está chegando só agora.

> Desenvolvimento de acordos de cooperação comercial ou industrial: Quem não conhece o assunto, poderá ter dificuldades de viabilizar acordos deste tipo, mas existem muitas empresas que podem cooperar nestes projetos.  Muitas vezes, é muito mais fácil identificar interesses convergentes entre empresas de menor porte do que entre grandes empresas.

Nós somos especialistas nesta área e estamos seguros que um dos principais motivos para que a internacionalização de empresas seja mais comum no Brasil é o tamanho do mercado brasileiro que, associado a fatores culturais, acaba ocupando a maior parte do tempo dos empresários brasileiros.

Com certeza, em breve voltaremos a explorar este assunto.

Um abraço e Vamos em frente

 

Outros artigos publicados no blog relativos a INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS:

17 de Julho 2013 – Internacionalização de empresas

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

1Comment
  • Luiz Henrique M. de Paula
    Postado em 00:17h, 21 setembro

    Eu trabalho com Redes e Centrais de Negócios entre pequenas empresas e reconheço a dificuldade destas com o tema. Parabéns pela postagem, pois ela esclarece e orienta sobre o caminho a seguir. Sem dúvidas a internacionalização é uma excelente alternativa para elas alçarem novos voos.

Faça seu comentário

CommentLuv badge