Artigo sobre internacionalização de empresas


Escrever sobre internacionalização de empresas é um grande desafio, pois trata-se de um tema bastante complexo.No Brasil temos muitos operadores na área de comércio internacional. Trata-se de um ecossistema que envolve muitas empresas e profissionais que atuam em diferentes frentes.

Como no jogo de xadrez, se uma destas peças fizer um movimento equivocado a partida pode estar irremediavelmente comprometida, ou no mínimo o custo deste erro será bastante alto.

Este sem dúvida é um jogo para profissionais que requer muito “expertise” de todos os envolvidos. Aqueles que desconsideram está questão, normalmente acabam pagando um preço bastante alto por esta decisão.

Se atuar já é bastante complexo, imagine então escrever sobre o assunto para uma revista técnica que é distribuída para  5.000 empresários, dirigentes e administradores.

Esta foi a experiência que eu vivi recentemente e que culminou com a publicação de um artigo sobre internacionalização de empresas que é o assunto do post de hoje.

A metáfora do jogo de xadrez fez passar um filme na minha cabeça. Neste filme eu me vi como uma destas peças do jogo, lá muito garoto, quando no meu primeiro dia de trabalho, fui obrigado a sair correndo em pleno centro de Porto Alegre, para não perder a hora de entrega de um documento, pois caso este documento não fosse emitido a tempo (a antiga Guia de Exportação) o navio que estava atracando no porto de Paranaguá poderia ir embora sem levar a mercadoria.

Mesmo que o processo tenha se modernizado bastante, ainda hoje acontecem correrias deste tipo, mas isto já é assunto para outro artigo.

O que me inspirou a escrever o artigo de hoje é o fato de que a edição número 14 da Revista Ideias em Gestão, que foi publicado agora no início de Março pela Faculdade AIEC, vinculada a UNB de Brasília,  está trazendo um artigo escrito pela Marketplus.

O artigo é composto de 4 páginas e leva o título de Internacionalização de empresas brasileiras, sendo que a foto que acompanha este artigo é da capa da revista.

O convite para escrever este artigo veio através do Julio Negri, meu amigo pessoal e parceiro de negócios já de alguns anos. Eu e o Julio temos uma história de atuação conjunta em alguns projetos e atualmente, quando a Marketplus é chamada para alguma consultoria na área de internacionalização de empresas, que envolva negociações com o mercado americano ou o desenvolvimento de fornecedores no oriente, ele se incorpora no projeto e atuamos em conjunto. Por outro lado o Julio foi o meu mentor na área de marketing digital e temos algumas iniciativas nesta área também.

Esta questão da parceria acabou pautando a aceitação do convite, pelo que posso dizer que o texto foi produzido a quatro mãos. Aproveito para confessar que não foi nada fácil saber por onde começar, pois operar em um determinado setor é uma coisa e escrever da forma mais abrangente sobre ele é muito diferente, até porque internacionalização é muito mais do que simplesmente exportar ou importar um determinado produto.

Talvez por esta razão, o mais difícil foi justamente a escolha do tema. Tomar esta decisão demandou várias semanas, até o dia que eu resolvi sentar e sair escrevendo tudo que me vinha a cabeça. Este foi o texto de partida. Um texto que não tinha a pretensão de ensinar nada a ninguém e sim contar algumas histórias sobre experiências vividas e a partir delas, fazer algumas afirmações e sugestões para aqueles que estejam abertos a recebe-las.

Este texto base foi trabalhado pelo Julio que sugeriu daqui, acrescentou de lá e depois de 4 versões e mais de 1.600 palavras escritas, nos sentimos confiantes para enviar o material para a revista, conscientes de que boa parte poderia ser cortada ou editada. Foi com uma grande satisfação que tivemos ao nos dar conta que o texto publicado praticamente na íntegra.

Para acessar o artigo, favor clicar aqui.

Caso tenha interesse em visualizar a versão digital completa da revista, clique aqui (o artigo inicia na página 8).

Um abraço e vamos em frente (!!)

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

No Comments

Faça seu comentário

CommentLuv badge