O bê-a-bá do marketing digital na fase de atração de clientes


Alguns meses atrás tive a oportunidade de participar do RD Summit 2014, que até onde estou informado, foi o maior evento de marketing digital realizado no Brasil no ano passado. Naquela oportunidade, um dos palestrantes estrangeiros comentou que quando se trata de marketing digital, estamos pelo menos uns 8 anos atrasados em relação aos Estados Unidos.

O cara que fez esta afirmação se chama Aaron Ross, autor de um best-seller da área cujo título é: Predictable Revenue: Turn Your Business Into a Sales Machine (tradução livre: Receitas previsíveis: Transforme seu negócio em uma máquina de vendas) e cuja versão em português deverá ser publicada em meados de 2015.

Se você está chegando agora nesta área, saiba que a fase de “atração” de clientes através de meios digitais, como um site por exemplo, é uma das mais importantes e o primeiro dos desafios do marketing digital.

Caso você não esteja entendendo muito bem a linguagem utilizada pelos especialistas, tenha o consolo de fazer parte da maioria, pelo que o artigo de hoje deseja ajuda-lo a entender melhor alguns dos termos básicos utilizados nesta fase do marketing digital.

Então vamos lá (!!).

Inbound Marketing –  Estratégia focada na atração de clientes potencias através da internet. Após a atração, o desafio passa a ser conquistar a confiança deste visitante, para que sua empresa seja lembrada no momento que ele necessite o produto ou serviço que você oferece. Seja uma referência em sua área, para que no momento da compra, ele lhe procure. Ao invés de sair atrás do cliente,  ele chegará até você no momento que estiver pronto para tomar uma decisão de compra.

Palavra-chave – São aquelas palavras que o potencial cliente digitará no Google para identificar o que ele busca. A partir da identificação de quais são estas palavras, já será possível criar um estratégia de Inboud marketing. Estou presumindo que a empresa conheça o perfil do seu cliente alvo (persona).

Marketing de Conteúdo – Esta é certamente a melhor maneira de atrair clientes potenciais. Produzir conteúdos relevantes que demonstrem a autoridade da empresa em sua área de atuação. Os resultados são de médio e longo prazo mas apresentam a melhor relação custo-benefício.

Conteúdos relevantes –  Alguns exemplos seriam os artigos como este, vídeos, palestras realizadas através da internet (webinars) e no caso de indústrias, poderiam ser os catálogos de produtos, manuais de instalação ou manutenção, vídeos relacionados ao negócio, e-books (livros digitais) oferecidos no formato digital. Os exemplos são muitos. O conceito é que cada cliente potencial tem suas necessidades específicas e portanto o que é relevante pra um, pode não significar nada pra outro. Em geral, são conteúdos oferecidos gratuitamente para o visitante do site.

CTA  – Sigla de Call to Action –  Quando esta pessoa se interessa por algum conteúdo, provavelmente identificará uma “chamada para atenção”, que lhe convidará a realizar uma ação esperada pela empresa. Este é o famoso “clique aqui e obtenha tal benefício”.

Landing Page – Ao clicar no CTA, este cliente será direcionado para uma página do site criada com o objetivo específico de obter seus dados de contato por meio de um formulário (formulário de conversão).

Lead – A partir do momento que estes dados sejam digitados e enviados, esta pessoa estará demonstrando algum nível de interesse. O lead nada mais é do que um cliente potencial.

Neste momento estará concluída a fase de atração e uma importante etapa haverá sido vencida. Isto é apenas o começo pois ainda será necessário se relacionar com este lead, conquistar a sua confiança, verificar qual seu momento em relação à jornada de compra e finalmente qualificá-lo para ser atendido pela equipe comercial.

Espero que o artigo tenha ajudado a entender um pouco melhor a lógica do marketing digital durante esta fase de atração do lead. A ideia é publicar outros artigos com termos básicos utilizados nas demais fases do marketing digital.

Este artigo foi inspirado no excelente conteúdo produzido pelos meus amigos da Resultados Digitais, cujo link aparece logo abaixo.

Um abraço e vamos em frente (!!)

FONTE : Glossário de Marketing Digital publicado pelas Resultados Digitais

mkt digital 1

mkt digital 2

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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