Consultoria estratégica – Reinvenção é a palavra de ordem atual


Depois de praticamente três semanas sem publicar nada de novo por aqui, volto a abordar um tema já explorado anteriormente. A necessidade de mudar e adaptar-se. A capacidade de adaptação sempre foi um fator de sucesso para pessoas e empresas, mas na minha visão, no caso das empresas, o momento é bem especial.Provavelmente o momento difícil que estamos vivendo na economia venha evidenciando para muitos que agora trata-se de uma questão de sobrevivência. A cartilha diz que as empresas deveriam dedicar mais tempo para o seu planejamento estratégico e por consequência analisar riscos e antecipar possíveis necessidades de mudança de rota.

Entretanto a realidade é bem diferente. As empresas de porte médio estão muitos focadas no operacional e para muitas o planejamento estratégico é uma peça de ficção. Sendo assim, as correções de rumo acabam acontecendo de uma forma reativa. Os tempos atuais não são para pequenas mudanças e acredito que a palavra de ordem do momento é a reinvenção.

Recentemente publiquei outro texto cujo título perguntava se não seria hora de rever o modelo de negócio. Naquele texto abordei algumas mudanças enfrentadas por determinadas indústrias, bem como os reflexos destas mudanças em suas operações. Em cada projeto de consultoria estratégica que participo me deparo com situações deste tipo. Empresas que necessitam mudar para seguir vigentes.

O ponto é que muitas destas empresas ainda não se deram conta de que neste momento estas mudanças talvez devam ser bem mais profundas. Mudar não é fácil. Muitas vezes significa mudar uma cultura e tirar pessoas da sua zona de conforto. Entretanto, o que antes era desejável, passou a ser imperativo. Quem não reagir vai ficar pelo caminho. O mundo mudou. As pessoas mudaram. Os desejos individuais são outros. Um mundo globalizado e interconectado faz com que tudo seja diferente. Alguns já tratam tudo isto como uma Nova Economia.

Tudo está acontecendo de uma forma muito mais rápida e os exemplos são muitos. Temos que por exemplo nos preparar para atuar em um cenário futuro de “economia do compartilhamento”. Por aqui ainda é bastante incomum, mas neste exato momento, em outras partes do mundo, pessoas abrem mão de ter seu próprio automóvel para utilizar serviços de compartilhamento. A indústria automobilística e demais setores relacionados já começam a sentir os efeitos deste tipo de mudança.

Seriam necessários muitos parágrafos somente para os inúmeros exemplos disponíveis, mas não é esta a minha intenção. O meu objetivo é compartilhar com você a visão de que já não é suficiente buscar melhorias. Diagnosticar um problema olhando para o concorrente próximo também é um grande erro. A régua que deve ser usada é outra, pois qualquer mudança de paradigma que aconteça lá no outro lado do mundo, em pouco tempo afetará o seu negócio por aqui. O seu concorrente não é mais local e sim global.

O exemplo do AliExpress (um dos sites mais visitados no Brasil) me parece emblemático, pois eu jamais imaginei que alguém pudesse comprar por exemplo uma jaqueta jeans pela internet, ainda mais através de um site chinês. Eu gosto de usar este exemplo porque isto aconteceu na minha casa, pois um dos meus filhos está feliz da vida com a sua aquisição e com o serviço prestado por esta empresa.

Eu venho dedicando bastante tempo para manter-me atualizado em relação a tudo que está acontecendo por aí. A minha sugestão é que você faça o mesmo em relação ao seu negócio. Se você tiver alguma dificuldade busque apoio pois muitas vezes a visão externa poderá colaborar muito para que o diagnóstico do problema seja o mais isento possível e um diagnóstico bem feito é meio caminho andado para que seja encontrada a solução que você busca.

Um abraço e vamos em frente (!!)

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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