Hoje fecha 1 ano de marketing digital. Me pergunte se valeu a pena


No dia de hoje, está completando exatamente 1 ano em que estou aplicando marketing digital no meu negócio.

Uma definição bastante pragmática de marketing digital diz que é o uso de estratégias de marketing aplicadas a internet, para que neste caso a empresa atinja determinados objetivos.

No caso da Marketplus o objetivo sempre foi tornar-se conhecida e respeitada no seu segmento de atuação, ampliando assim a sua área de alcance e atraindo outras empresas que necessitem dos seus serviços.

Importante deixar claro que sempre projetou-se fazer negócios com outras empresas (B2B), ficando descartada a possibilidade de realizar negócios diretos com o cliente final (B2C).

Quando uma empresa adota esta estratégia e conta com recursos alocados e uma estrutura montada para a sua implantação, já está assumindo um desafio bastante interessante, pois mesmo nestes casos,  os resultados não aparecem da noite para o dia.

Não era este o caso da Marketplus naquela época, até porque quando decidimos ir por este caminho, um dos objetivos principais era vivenciar e aprender muito com esta experiência, para posteriormente oferecer este aprendizado e conhecimento adquirido para os nossos clientes.

Neste artigo estarei dividindo com vocês algumas experiências vividas durante este período.

Para contextualizar um pouquinho esta história, esta estratégia foi adotada a partir do momento que decidi realizar uma imersão profunda no assunto, partindo totalmente do zero, já que era totalmente leigo na área. Foi quando percebi que a maioria dos empreendedores e gestores com idade acima dos 40 anos vivia uma situação semelhante a minha. Alguns já visualizavam as oportunidades e necessidades de colocar seus negócios na internet, mas não estavam preparados para interagir com os atores do mercado digital.

Os prestadores de serviços, por seu lado, não tinham estas empresas dentro das suas estratégias ou tampouco sabiam como se comunicar com elas. A partir desta constatação, nasceu a ideia de prestar serviços de assessoria em marketing digital para empresas com este perfil. Este acabou se tornando realmente o nosso primeiro produto, que mereceu uma Landing page que está no ar até hoje (página criada para atrair clientes potenciais para aquele serviço).

Ao iniciar a aplicação da estratégia também foi decidido que mesmo estando muito interessados em obter resultados rápidos, descartaríamos o a possibilidade de pagar para ocupar posições de destaque nas ferramentas de busca ou para obter destaque nas redes sociais. Estes recursos podem ser válidos em alguns momentos, mas a nossa opção foi adotar a prática de marketing digital com ênfase no conteúdo e o blog cumpre um papel importante nesta estratégia.

Manter um blog é um grande desafio, pois não é fácil desenvolver conteúdo escrito original que seja relacionado com o teu negócio, atraente para o seu público alvo e ao mesmo tempo esteja alinhado com a sua estratégia de captação de clientes potenciais (leads). A capacidade, disponibilidade de tempo e disciplina para publicar pelo menos dois artigos semanais é fundamental para quem deseja ir por este caminho. No nosso caso, como tenho prazer em escrever, acabei mudando alguns hábitos para poder incluir esta atividade no meu dia a dia.

Por haver sido relançado, o site já nasceu otimizado, considerando as premissas básicas de SEO. Aqueles que não sabem de que se trata, explico que são regras básicas que permitem que o site seja considerado antes do que os demais pelos mecanismos de busca do Google e de seus concorrentes (Sim, o Google ainda tem concorrentes! ).

Nesta área sempre há alguma coisa para melhorar e seria uma heresia dizer que não é o nosso caso, mas certamente esta é uma das áreas que menos nos preocupa neste momento, ao contrário de muitas empresas que tem sites antigos que não estão otimizados adequadamente e por esta razão acabam sendo penalizados pelo Google, deixando de aparecer quando alguém busca informações relacionadas a ele.

Promover todos os conteúdos gerados através de redes sociais pode ser a parte mais fácil do processo, sendo que existem algumas ferramentas que permitem que estas publicações sejam automatizadas. O que toma mais tempo é responder aos comentários recebidos, agregar comentários adicionais no momento de cada publicação e interagir com os seguidores das páginas da empresa ou mesmo do seu perfil pessoal, que em redes sociais como o Linkedin ou Google+, cumprem um papel importante na promoção dos conteúdos.

Se você chegou até aqui é porque quer saber se valeu a pena e eu te respondo. Sim, valeu muito a pena (!!)

Durante este período, sem dispor de grandes recursos alocados e atuando de forma artesanal, o site da empresa foi visitada por mais de 5.000 clientes potenciais. O número de novos visitantes vem aumentando mensalmente, assim com o tempo de permanência no site.  Alguns destes visitantes deixaram seus dados e solicitaram informações sobre os nossos serviços. Novos clientes e amigos vieram por esta via. Em sete palavras chaves importantes para o nosso negócio, estamos na primeira página do Google e isto tem muito valor.

O número de seguidores nas redes sociais vem aumentando, principalmente no Linkedin que é a rede social onde o nosso público alvo mais participa.

Nestas últimas semanas tomei a decisão de contratar alguns prestadores de serviços que me apoiem na construção da versão 2014 do site com o objetivo de lançar esta nova versão no início do segundo semestre. Agora que já sabemos como conduzir este processo e quais parafusos apertar, estaremos investindo de verdade nesta área, pois quando a estratégia é bem feita, é muito viável implantar uma estratégia de marketing digital.

Se você está interessado em trilhar este caminho mas não sabe qual o primeiro passo a dar, busque uma empresa como a nossa para lhe indicar o melhor caminho para o seu caso em especial e lhe ajude a superar esta primeira fase que é a mais difícil, bem como poderão apoiar na criação de uma estrutura interna que possa depois tocar esta área.

Um abraço e vamos em frente (!!)

mkt digital 1

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Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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