
O que a indústria espera da sua equipe de execução de trade marketing
Inspirado em um artigo publicado pelo Edson Souza lá no blog do PDV Ativo, resolvi publicar este artigo destacando por aqui alguns pontos, sob o ponto de vista das expectativas da indústria em relação à sua equipe de execução do trade marketing.
O título do artigo original, provavelmente tenha buscado atrair a atenção das pessoas que tem a responsabilidade de contratar promotores de venda. Entretanto, o autor conseguiu atingir dois alvos com um único projétil, pois também acabou criando um “guia rápido de conduta para as equipes de execução”.
Para quem olhou com os olhos do selecionador, identificou claramente que na visão do autor, o candidato deve ter características como:
- Disponibilidade para servir
- Foco em resultados
- Comportamento proativo (atitude)
- Poder de influenciar pessoas
- Criatividade
- Capacidade de organização.
Quem por outro lado, olhou com os olhos de um candidato, deve ter identificado claramente quais as expectativas que as empresas tem em relação a eles.
Achei interessante destacar isto por aqui, pois estamos vivendo um momento bem especial, que espero que sirva para abrir os nossos olhos em relação ao futuro. Ontem o Brasil perdeu em um acidente trágico, um político jovem e promissor. Independentemente da posição política de cada um de nós, creio que estamos todos de acordo que temos uma carência muito grande nesta área, pois não surgem novos personagens promissores nesta área e isto me parece bem preocupante.
Se na política existe uma grande carência de novas lideranças, na iniciativa privada tampouco a realidade é diferente. Quem por exemplo atua na indústria, em seus distribuidores e nas agências que terceirizam equipes de trade marketing, percebe claramente a dificuldade em identificar talentos e futuros líderes.
Talvez parte do problema esteja justamente na falta de melhor definição do perfil das equipes de execução e o artigo ajudou de alguma maneira, pois a partir da sua publicação, qualquer pessoa que atue ou deseje atuar na área e seguir carreira no trade marketing, sabe claramente o que as empresas esperam dele.
Ao clicar no link acima você acessará o artigo.
Eu que trabalho com tecnologia associada ao trade, não posso deixar de dizer que ela traz transparência ao processo e permite que a “turma do andar de cima” visualize claramente todas as ações destas equipes de “combatentes do PDV” e os resultados obtidos no campo de batalha.
Este artigo foi publicado originalmente por mim lá no Linkedin.
Um abraço e vamos em frente(!!)
Baltazar
Postado em 11:40h, 21 dezembroObrigado pela Gentileza em Responder Carlos, já fiz download do e-book que me indicou , vou estudar para focar nisso.
Obrigado mesmo! grande abraço. Mais uma vez. Ótimo Artigo.
Carlos Altafini
Postado em 09:02h, 07 dezembroObrigado pelo comentário Baltazar. Respondendo a tua pergunta, o trade marketing foi criado para aproximar a indústria e o varejo do Shopper, que é quem decide a compra no ponto de venda. Em um cenário de alta oferta como o atual, a indústria necessita estar muito próxima do cliente final, além de apoiar o varejista na venda de seus produtos.
No caso de você, que aparentemente vendem diretamente para a indústria, sugiro que você se familiarize com o Inbound Marketing, pois com uma estratégia deste tipo, a Bombetec poderia atrair potenciais clientes (indústrias neste caso) através da internet. Se você estiver interessado, clique no link abaixo e baixe uma apresentação sobre o tema. Um abraço
http://conteudosdigitais.marketplus.com.br/porque-investir-em-inbound-marketing
Baltazar
Postado em 17:42h, 06 dezembroótimo artigo amigo, faço parte de uma industria de filtro prensa e bombas químicas para limpeza de equipamentos, fico pensando em como que esse tipo de marketing pode me ajudar. Leitura agradavel