Negócios pela internet – Te liga porque os Nativos Digitais chegaram


No mês de Outubro, a imprensa brasileira divulgou os dados de uma pesquisa realizada pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), que é uma agência da ONU especializada em tecnologias da comunicação e informação.

De acordo com a imprensa, esta é a primeira vez que esta pesquisa que leva o nome de “Medindo a Sociedade da Informação” foi realizada e seus resultados indicam que no mundo existem 363 milhões de jovens que se enquadram no conceito de Nativos Digitais, sendo que o Brasil contribui com aproximadamente 20 milhões deste total.

Talvez você já tenha tido acesso a estas informações, mas por prestar serviços de consultoria para quem deseja realizar negócios pela internet, me pareceu importante escrever este artigo destacando alguns pontos do que foi veiculado e registrando alguns comentários voltados para aqueles que ainda não visualizam os efeitos da entrada deste grupo no mercado de trabalho e posteriormente nas posições de comando das empresas.

A metodologia criada por esta entidade para mensurar o grupo em questão, considera que fazem parte do mesmo os jovens com idade entre 15 e 24 anos e que estejam relacionados com a internet há pelo menos cinco anos. A própria agencia admite que não existe consenso em relação a estes critérios ou aos impactos que as tecnologias da informação e comunicação terão sobre estes jovens.

O fato é que nesta área tudo é muito recente e ainda não é possível visualizar os efeitos que as mídias digitais causaram em toda esta geração, mas não tenho qualquer receio em afirmar que tudo será diferente a partir delas, já que os jovens estão brincando, aprendendo e socializando de uma forma totalmente diferente das gerações anteriores.

Para mim, que além de buscar entender para onde caminharemos como sociedade a partir da inserção desta geração na sociedade civil, também estou envolvido profissionalmente no assunto, já que atuo como consultor e presto serviços para aqueles que querem realizar seus negócios pela internet. É muito importante destacar que esta geração já representa 5,2% da população mundial e 30% do total dos jovens. 

Como já comentei no início do artigo, no Brasil este grupo já representa um pouco mais de 20 milhões de pessoas e creio que poucas empresas estão realmente preparadas para atender suas demandas.

Aqueles que atuam no B2C através do famoso E-commerce me parecem bastante voltados para este segmento, mas a julgar pela quantidade de reclamações que podemos encontrar em fóruns de discussão, ainda estão longe de entendê-lo ou satisfazer suas aspirações totalmente. Entretanto, estas empresas contam com estruturas e equipes especializadas que acompanharão de perto o assunto e certamente serão os primeiros a adaptar-se.

O principal objetivo deste artigo é alertar aquelas empresas que recém estão despertando para esta área ou já tomaram a decisão de entrar no mundo dos negócios pela internet, mas ainda não deram sequer o primeiro passo. Estas empresas devem apressar-se  e iniciar o quanto antes o seu processo de adaptação.  Este processo é de tiro longo e quando busco uma imagem que possa representá-lo, me vem a imagem do maratonista que para ter sucesso deve estudar o percurso, preparar-se para enfrentá-lo e não perder em nenhum minuto o foco na linha de chegada. Quem pretende realizar negócios pela internet e não acredita nesta afirmação, não deveria nem iniciar o processo, pois certamente sofrerá várias decepções.

Para todos aqueles que ainda acreditam que tudo isto afetará somente os negócios com produtos de consumo de massa, informo que atualmente tenho acompanhado alguns setores que contrariam totalmente esta hipótese.  É o caso do setor de máquinas por exemplo, onde algumas empresas já saíram na frente e ao colocar em prática estratégias de marketing digital, já atraem clientes e realizam negócios pela internet.

Portanto meus amigos, fiquem ligados,  pois a partir do momento que estes nativos digitais passem a ocupar posições nas áreas de desenvolvimento de produtos e compras por exemplo, certamente passarão a se relacionar com seus fornecedores da mesma forma que o fazem quando realizam suas compras pessoais, sendo que a internet terá um papel preponderante nesta relação.

Um abraço e vamos em frente !

mkt digital 1

mkt digital 2

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

No Comments

Faça seu comentário

CommentLuv badge