O tsunami de informações e a consultoria online
Quem disser que não está confuso neste cenário de tsunami de informações ou é um alienado ou está mentindo. Esta frase não é minha e foi utilizada por uma pessoa que conheci recentemente.
Muitos especialistas na área de comportamento humano já afirmam que as pessoas estão se tornando ignorantes bem informadas.
Neste mundo digital, estamos acumulando uma quantidade enorme de informações, mas a grande maioria não está preparada para realizar análises mais profundas ou desenvolver um pensamento crítico.
Este cenário, se reflete no cotidiano das empresas e seus gestores. Alguns sofrem calados e não admitem a incapacidade de processar tantas informações ou enfrentar sozinhos alguns desafios. Outros, nestes momentos buscam apoio externo de especialistas ou profissionais mais experientes.
Na minha visão, a consultoria online se encaixa perfeitamente para estes que buscam a visão externa de um especialista e este artigo vai defender este ponto de vista.
Nos dias atuais e no Brasil em especial, as empresas já não podem criar estruturas pesadas e com profissionais especialistas em todas as áreas. Os altos encargos sociais e a necessidade de manter a planilha de custos reduzida, faz com que a terceirização e as consultorias externas venham ganhando bastante espaço.
Entretanto. muitas vezes a empresa contrata o consultor e depois não tem alguém realmente disponível para interagir com este consultor e colocar o projeto em prática. São poucas as empresas que podem deslocar alguém de suas atividades operacionais para dar atenção para um projeto novo. Na maioria dos casos esta pessoa acumula este envolvimento com as suas atribuições anteriores e com o passar do tempo a presença do consultor acaba sendo um problema.
Na visão de alguns, o consultor é aquele cara que chega pra dar palpites, tirar a turma da zona de conforto, sem se envolver na execução do projeto.
Na realidade esta é uma confusão conceitual, já que é fato que o consultor deve se comprometer com os resultados do projeto, mas sem se envolver na sua execução. Aquele que se proponha a envolver-se na execução, inclusive representando a empresa em algumas situações, tecnicamente estará prestando um serviço de assessoria e não de consultoria. Esta questão já foi explorada por mim em um artigo anterior que você pode acessar aqui
Diante deste cenário, na minha visão a grande vantagem da consultoria online, da forma personalizada como eu por exemplo me proponho a fazer, está no fato de que o consultor atuará sob demanda. Um acordo prévio entre as partes define qual o nível de disponibilidade que a demandante necessita contar com este serviço (periodicidade das reuniões), assim como quem fará o atendimento.
O que tenho percebido é que desta forma, um consultor experiente acaba muitas vezes colaborando muito mais do que se estivesse na própria empresa, pois quando se trata de consultoria online, a tendência é de que as reuniões sejam muito mais objetivas e o próprio contratante se disciplina mais, para estar totalmente disponível durante aquelas horas que pagou para contar com a ajuda externa.
Um abraço e vamos em frente (!!)
Crédito da imagem: Mytrainee
No Comments