Os efeitos do site desatualizado


A imagem que ilustra este artigo tem muita relação com aquelas empresas que possuem um site desatualizado. Quem como nós presta serviços de Marketing digital para pequenas empresas, encontra muitos casos assim.

Este artigo comentará a respeito desta realidade e da nossa crença de que, aquelas empresas que fazem parte deste time. estão colocando em risco a sua sobrevivência.

Na minha opinião, o maior erro que uma empresa pode cometer nesta área é acreditar que por ter um site, o seu negócio está inserido na internet.  Tenho constatado que uma parcela significativa das empresas brasileiras que não estão voltadas para a venda direta através do site (B2C), tem sites desatualizados e que não interagem com seus visitantes.Esta realidade não está restrita as pequenas empresas como muitos imaginam.  São muitas as empresas que ainda seguem pensando e agindo de forma analógica, até porque o marketing digital ainda é um assunto novo, principalmente para as pequenas empresas.

Obviamente que na situação acima não estão enquadradas as grandes empresas que contam com orçamentos de marketing altos e são atendidas pelas grandes agências. As jovens empresas de tecnologia, também já nascem digitais e normalmente tem muita familiaridade com este assunto.

Os primeiros sites foram criados com a função de ser um cartão de visitas. As empresas promoviam suas marcas por outras vias e só aquele cliente que dispunha do endereço desta empresa na web ( URL ), poderia acessar estes sites.  Se algum jovem digital estiver lendo este post, provavelmente esteja perplexo, mas era assim que a maioria agia e naquela época não se falava em marketing digital.

Entretanto, o meu objetivo não é contar aqui a história da internet e sim, alertar para o fato de que muitas empresas ainda não se deram conta, de que já faz bastante tempo que esta realidade mudou completamente. Nos dias de hoje, quem visita um site desatualizado se perguntará se esta empresa ainda atua no mercado, quando não questionará a sua organização como empresa.

Um site desatualizado também transmite a ideia de que a empresa não assume compromissos e por esta razão, o mais provável é que este visitante siga adiante, em busca de alguma alternativa melhor. Estes sites tem um alto índice de rejeição, sendo abandonados em poucos segundos pelos visitantes.

A Marketplus presta serviços de Marketing digital para pequenas empresas, e repetimos sempre o mantra ATRAIR, CONVERTER, RELACIONAR e ANALISAR.

Os sites modernos cumprem um importante papel na atração de clientes através da integração com vídeos e outros conteúdos. Os blogs são muito utilizados para difundir estes conteúdos. A integração da página com as redes sociais, ajuda na sua propagação e é uma excelente alternativa para aumentar o número de visitantes. A possibilidade de envio de newsletter e a compatibilidade com equipamentos móveis também são fundamentais

A conversão de visitantes em clientes potencias se dá pelas famosas caixinhas de contato, que solicitam os nossos dados para fornecer gratuitamente materiais como e-books ou catálogos. Estes dados geram uma base de dados que viabiliza o relacionamento da marca com estes clientes potenciais, através de emails marketing por exemplo.

O processo de análise retroalimenta o sistema com novas ações que criam um círculo virtuoso focado no objetivo final que é a conversão deste contato em um negócio.

Os dois últimos parágrafos são o cerne do marketing digital de resultados efetivos e se aplicam perfeitamente para as pequenas empresas que são o foco deste artigo.

Uma estratégia muito interessante para empresas que querem dar os primeiros passos nesta área, é visitar e analisar detalhadamente os sites daquelas empresas que sejam referência no seu negócio, tanto no Brasil como no exterior.  Quais as facilidades que estas empresas oferecem para os seus visitantes? Quais as redes sociais que elas participam? Que tipo de conteúdo elas oferecem?

Não tenha medo de partir de zero neste assunto. Esta é uma área de muita especialização, mas muitas empresas estão preparadas para atender pequenas empresas. Se você é um analógico, talvez encontre dificuldades para entender a linguagem digital da maioria destas empresas, mas nós nos colocamos no mercado para ser um elo de ligação entre estes dois mundos.

Entre em contato conosco para que possamos apresentar uma proposta concreta.

Um abraço

Vamos em frente

 

 

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Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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