Porque estou apostando no crescimento da consultoria online em 2014
Os serviços de consultoria online já estão disponíveis no Brasil e o Sebrae se destaca nesta atividade. Se você realizar uma busca no Google para identificar aqueles que prestam este tipo de serviço utilizando a palavra chave consultoria online, provavelmente o Sebrae ocupe as primeiras posições da primeira página do Google.
Ao utilizar algumas ferramentas de marketing digital que sinalizam a tendência das buscas para uma determinada palavra chave, se observa que quando se trata da palavra chave consultoria online, as buscas já foram maiores nos anos de 2010 e 2011, sendo que de lá pra cá houve uma redução nos volumes destas buscas, que acabaram se estabilizando durante o ano de 2013 e se mantém neste mesmo nível até agora.
Os números atuais superam as 4.000 consultas mensais e neste artigo apresento as razões que fazem apostar que a consultoria online voltará a crescer a partir de 2014.
Alguns lançamentos acontecem antes da hora e provavelmente isto tenha acontecido com os serviços de consultoria online. Embora eu não estivesse focado neste assunto nos anos de 2010 e 2011 e tampouco disponha de números que possam respaldar a minha análise, chego à conclusão de que a atividade pode haver gerado expectativas que não se confirmaram, já que naquela época a capacidade da internet em transmitir voz e vídeo era bastante inferior ao que dispomos atualmente.
É fato que os serviços de internet no Brasil ainda necessitam melhorar muito, mas mesmo nos padrões atuais já é possível realizar as famosas “conferences” sem maiores contratempos. Ferramentas como o Skype, Hangouts do Google ou TeamViewer, possibilitam visualizar quem está do outra lado ou compartilhar o conteúdo da sua tela com o outro. Estes recursos viabilizam apresentações e demonstrações de produtos de forma remota.
Além do que colocado no parágrafo anterior, outros fatores me fazem apostar no crescimento da atividade de consultoria online. Um destes fatores é a necessidade de todas as partes envolvidas evitarem ao máximo a perda de tempo e os altos gastos com deslocamentos. Quem presta serviços de consultoria presencial está obrigado a repassar estes gastos para quem o contratou. Em alguns casos, o tempo perdido com estes deslocamentos também acaba sendo imputado no valor do serviço. Este valor que sai do bolso de quem contrata não remunera o prestador do serviço, pelo que sempre que possível deveria ser evitado, já que não beneficia a nenhuma das partes.
Outro fator que me parece importante é que a partir do momento que torna-se possível visualizar quem está no outro lado da tela, a confiança, tão necessária neste tipo de serviço, tende a aumentar.
Todos os fatores acima, quando associados ao fato de que as pessoas já estão mais confortáveis com o uso dos recursos digitais e a necessidade cada dia maior de contar com o apoio de consultores externos que possam agregar valor ao negócio, me fazem apostar no crescimento desta forma de exercer os serviços de consultoria.
Quem, como eu, pretende priorizar a partir de agora a consultoria online, não deve deixar de considerar que em determinados momentos será absolutamente necessário que o serviço seja presencial, principalmente na fase de diagnósticos e em projetos maiores, na apresentação final. Entretanto, estes momentos podem passar a ser bem mais raros do que antes.
Um abraço e vamos em frente (!!)
Crédito da Foto: Telepresence options
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