Porque o mentoring empresarial tem muita chance de crescer no Brasil


Durante o ano passado escrevi alguns artigos relacionados com  mentoring empresarial. De lá pra cá tenho sido consultado por alguns amigos e clientes sobre os meus motivos para escrever sobre este assunto pouco difundido no Brasil e qual o meu interesse nele.

Outros mais apressados, pelo simples fato de haver escrito sobre o assunto, já concluíram que eu já estaria atuando como mentor e um deles me chamou para pedir informações de como preparar uma proposta de trabalho para esta atividade.

Como esta premissa estava equivocada, pois pelo menos até o momento que escrevo este artigo, não tenho qualquer experiência de haver atuado na área de mentoring empresarial, realizei uma busca rápida no Google para tentar descobrir como redigir uma proposta e confesso que nada encontrei.

Este tipo de interesse das pessoas me chama muito a atenção e é um dos motivos que me fazem acreditar que esta área tem muitas chances de crescer no Brasil.

Então vamos aos fatos.

Com exceção das grandes empresas brasileiras, as demais não tem condições de manter estruturas que possam pensar o futuro do negócio. O mais comum é que até os acionistas estejam envolvidos diretamente na gestão operacional. Isto se dá por questões culturais, demonstradas através de frases como “O olho do dono engorda o gado“, mas também pelo fato que os encargos trabalhistas cobrados no Brasil, fazem com que as estruturas sejam cada dia mais enxutas, obrigando muitas vezes que um único gestor tenha que dar conta do que, no exterior, seria executado por dois profissionais.

Recentemente participei de uma reunião com um profissional de nível gerencial de uma empresa brasileira de grande porte e num determinado momento desta reunião, quando o assunto entrou na questão do desenvolvimento do negócio, ele comentou que atualmente, gestores do seu nível atuam somente para atender demandas estabelecidas por seus diretores, sem tempo para desenvolver ações de melhorias  em suas áreas.

Este filme eu já vi muitas vezes e em empresas de segmentos e portes diferentes, pelo que realmente creio que esta situação predomine em boa parte das empresas brasileiras.

Por outro lado, é bastante comum que alguns executivos se retirem das organizações ao redor dos 60 anos, justamente quando poderiam assumir o papel de orientadores para aqueles mais jovens que vão assumindo posições de comando.

Empresas com este perfil acabam atuando de uma forma reativa, já que praticamente todos estão envolvidos na execução e quando desafiados a planejar o desenvolvimento do negócio ou pensar estrategicamente, não estão preparados para este desafio, já que não conseguem enxergar o negócio sobre outro ponto de vista, que não seja o operacional.

Esta me parece uma das principais razões para que o mentoring empresarial tenha muitas chances de crescimento no Brasil, já que a experiência de um mentor, associada a sua isenção e capacidade de visualizar o processo de outro ângulo, pode agregar muito valor para um negócio.

Em paralelo a tudo isto, empresas de base tecnológica já nascem com uma visão de que em algum momento deverão buscar apoio de mentores experientes, pois desta forma poderão queimar etapas ao  apoiar-se na experiência deste mentores. Este segmento cresce rapidamente no Brasil e esta cultura do mentoring empresarial cresce junto com ele.

Existe a possibilidade de que neste momento você já tenha concordado comigo que as empresas brasileiras realmente necessitam de mentores. Algumas delas sequer ouviram falar do assunto. Outras já escutaram falar mas não sabem o que é, mas uma grande maioria realmente necessita deste tipo de serviço.

Se por um lado a carência é grande e por outro, empresas de base tecnológica que já utilizam esta estratégia, cada dia ganham mais destaque em todas as mídias, tornando-se referências para outros setores, nada mais natural que o mentoring empresarial cresça no Brasil nos próximos anos.

Enquanto isto não acontece, vamos nos preparando para o caso de que daqui a pouco sejamos convocados para algum desafio deste tipo.

Caso você tenha interesse em ler mais algum dos artigos sobre  mentoring empresarial, clique aqui.

Um abraço e vamos em frente (!!)

Crédito da foto: Management Concepts

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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