Porque orçamento 2015 deve incluir software trade marketing


Pra onde nóis vai em 2015? Sei lá. Quem é que vai saber! 

Se você não abandonou o artigo depois desta primeira frase, quero dizer que embora o ano de 2014 ainda não tenha acabado, muitos já estão envolvidos com o orçamento do ano seguinte. Existe quase um consenso de que em muitos aspectos, 2015 “deverá ser dureza”.

Ninguém tem bola de cristal mas é bastante provável que o próximo ano seja de grandes ajustes na área governamental e por consequência, também para a iniciativa privada.

Na minha opinião, independente da área de atuação de cada um, em 2015 teremos que ser mais focados do que nunca e totalmente cirúrgicos em cada uma de nossas ações. Este artigo está voltado para aqueles que estão envolvidos com a área de trade marketing, pois quero lembrar que, mais do que em anos anteriores, agora será fundamental incluir um software voltado para a gestão do trade marketing no orçamento da área.

Desde Setembro eu já venho publicando alguns artigos que de alguma maneira defendem este ponto de vista. Em um deles defendi que as ações de trade marketing ganham importância na estratégia da indústria. Algumas semanas publiquei outro artigo cujo título dizia que não dá para seguir investindo às cegas no trade marketing. Portanto, quem vem me acompanhando há mais tempo, já está familiarizado com a minha posição sobre o assunto. Caso não seja o caso,você poderá acessar estes artigos através dos links que fui deixando pelo caminho.

Alguém deverá estar se perguntando: como posso estar sugerindo o investimento em um software trade marketing em uma época de vacas magras como esta? Na visão de muitos, em períodos como estes, o negócio é cortar investimentos. Eu faço parte do grupo que acredita que só é possível gerenciar aquilo que pode ser mensurado e cá entre nós, quem não conta com um bom software de gestão do trade sequer tem como comprovar a presença da equipe no ponto de venda.

Entretanto, muitas vezes a decisão não está nas nossas mãos e cortar é a única opção. Nestas últimas semanas tenho conversado com alguns profissionais que vivem esta situação. Em alguns casos a opção foi reduzir investimentos em ações promocionais. Em outros a expansão das equipes de execução será postergada. Em um caso em especial, onde o turnover da equipe é alto, a decisão foi de não substituir aqueles que abandonem o barco nestes últimos meses, ao mesmo tempo que implantam o sistema trade marketing. Esta foi a forma que esta turma encontrou para iniciar o próximo ano com transparência total no processo e com os pés bem postos no chão.

Era isto que eu tinha para dividir com você no dia de hoje. Agora ficarei aguardando seus comentários para também aprender com a experiência que você está vivendo.

Um abraço e vamos em frente (!!)

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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