
Pré-venda – A solução para acelerar suas vendas
Se a sua empresa atua no segmento B2B e com vendas complexas – que exijam desde visitas presenciais até orçamentos customizados, passando eventualmente por demonstrações de produto, pré-projeto ou trials (degustação de software) e ainda não está familiarizado com o conceito de pré-venda, você deveria dedicar alguns minutos para ler este artigo.
O tema ainda é pouco conhecido no Brasil e não se esgotará por aqui, mas se eu for capaz de despertar seu interesse em relação à ele, já estarei satisfeito.
Antes de mais nada acho importante fazer um esclarecimento importante. Este é um tema para especialistas e aqui no Brasil eles ainda são poucos. Provavelmente você estranhe a minha sinceridade mas eu não sou um deles. O meu primeiro contato com o tema foi no início deste ano, mas confesso que foi um caso de “amor à primeira vista”.
Quatro anos atrás eu vivi algo semelhante em relação ao Inbound Marketing e atualmente comento com amigos que esta foi a melhor decisão profissional que tomei nos últimos anos.
Estratégias de Inbound Marketing e de pré-venda são absolutamente complementares, embora a pré-venda também se adapte perfeitamente à empresas que utilizem a prospecção ativa.
Os mesmos motivos que levaram este veterano a aderir ao digital serviram de base para o meu entusiasmo em relação à pré-venda como alternativa para vender mais e mais rápido.
Neste mundo digital em que vivemos o comportamento dos compradores profissionais mudou. O nível de oferta aumentou e cada dia temos que ser mais cirúrgicos nas nossas ações de marketing e comerciais.
Por mais de 20 anos sequer cogitei a possibilidade de prospectar clientes de outra forma que não fossem as abordagens frias (as famosas cold calls). Naquela época o meu foco era a abertura de clientes no mercado externo.
Em 1992 por exemplo – numa era pré-internet – vivi uma experiência no México que seria impensável nos dias atuais. Saí do Brasil com a missão de levantar oportunidades de negócios na área de materiais para a construção.
Ao chegar ao país sem qualquer referência ou contato, fui obrigado a utilizar anúncios publicados nas “páginas amarelas” da lista telefônica, para identificar clientes potenciais. Antes da primeira chamada telefônica, o único critério para qualificar o potencial de cada um era o tamanho do anúncio. Imaginem só!
Por incrível que pareça, após 1 semana de trabalho reuniões tinham acontecido, oportunidades comerciais haviam sido criadas e algum tempo depois, negócios foram fechados em função deste trabalho.
Nos dias atuais, se eu tentasse repetir a estratégia, provavelmente não teria sucesso sequer em agendar alguma reunião em um período tão curto.
Contei a história acima para afirmar, que nesta área sim eu sou um especialista, e como tal, afirmo:
Nesse momento, quando se trata de vendas complexas, estratégias comerciais que contam com apoio de uma equipe de pré-venda tendem a trazer resultados muito melhores do que aquelas onde a missão de prospectar, qualificar, negociar e vender estão sob a responsabilidade do mesmo personagem.
A criação de uma equipe de pré-venda permite que o vendedor se dedique exclusivamente a negociar e fechar o negócio, já que todo processo de prospecção, qualificação e detecção de dores deste potencial cliente fica sob a responsabilidade da área de pré-vendas.
Esta é uma forma resumida de descrever as principais funções desta área.
Atualmente estou muito próximo dos maiores especialistas brasileiros na área de pré-vendas e uma das frases que eles utilizam e que eu gosto mais é:
“Vender é sanar dores”
Se alguém tem um dor de cabeça, não faz nenhum sentido oferecer a farmácia inteira. Portanto, descobrir antecipadamente quais as dores do seu cliente é fundamental.
Infelizmente não será possível por aqui descrever a metodologia com profundidade, mas a metodologia prepara o pré-vendedor para que as perguntas certas sejam feitas e para que o cliente seja escutado com grande atenção.
A implementação de processos bem desenhados e a existência de um software que suporte estes processos, são as outras premissas fundamentais para que a estratégia tenha sucesso. Tudo isso adaptado ao negócio da sua empresa e à realidade do mercado em que ela atua.
O meu entusiasmo foi tão grande que acabei me tornando um canal de venda da empresa que trouxe este conceito para o Brasil e no momento que escrevo este artigo, mais de 500 empresas brasileiras de vários segmentos já aderiram a esta estratégia.
Portanto, juntando a minha experiência de vários anos de estrada e o grande envolvimento com o tema nos últimos meses, me atrevo a relacionar aqui alguns ganhos importantes que podem ser obtidos com uma estratégia de pré-venda bem construída:
Aumento da conversão de negócios
A qualificação prévia permite avaliar o momento de compra e o nível de maturidade do cliente potencial em relação ao que está sendo oferecido.
Ele está no momento da decisão de compra?
Reconhece o valor do que está sendo oferecido?
Quais são suas dores? Quais são suas reais necessidades?
Estamos falando com a pessoa certa?
Esta empresa tem capacidade de investimento para contratar o serviço?
Somente aqueles que atendam os requisitos mínimos para serem considerados como “quentes” terão reuniões agendadas com os vendedores. Os demais são devolvidos para o pessoal de marketing seguir nutrindo.
Redução do ciclo de venda
Ao receber somente oportunidades quentes e contar com o histórico de tudo que foi tratado até ali, é natural que o vendedor tenha reuniões muito mais assertivas e que o percentual de negócios fechados aumente e o ciclo de venda seja menor.
Redução do CAC (custo de aquisição de clientes)
Com o apoio de um software de pré-venda é possível gerar ganhos de autoridade para profissionais jovens, sem um conhecimento técnico prévio. Equipes com este perfil representam um custo fixo mais baixo para a empresa.
Equipes de pré-venda normalmente recebem também valores variáveis em função da quantidade de reuniões agendadas que recebam um feedback positivo do vendedor.
O Aumento da produtividade dos vendedores e a redução com gastos de comunicação, hospedagens e deslocamentos, fazem com que os custos fixos sejam melhor diluídos.
Diminuição do efeito sanfona
Quando o vendedor também é responsável pela prospecção, é natural que ele acabe priorizando o contato com aqueles potenciais clientes que ele supõe ter maior chance de fechamento.
Neste cenário, a prospecção acaba ficando em segundo plano, causando um efeito sanfona no funil de vendas. Em alguns momentos o funil está cheio de oportunidades e em outros está vazio. Em alguns momentos do mês o vendedor se dedica a prospectar e em outros a fechar.
O resultado disso é stress e ansiedade para o vendedor e falta de previsibilidade para gestores.
A criação de uma área de pré-venda resolve este problema, gerando uma maior previsibilidade de resultados.
Um efeito secundário muito positivo da pré-venda é que pelo fato da metodologia estar baseada em perguntar e escutar muito, a tendência é que a área passe a detectar oportunidades de evolução do negócio e gerar uma inteligência mercadológica que é fundamental para qualquer empresa.
Era isso por hoje.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou deseje saber mais detalhes sobre o software que mencionei, clique aqui para agendar uma conversa sobre o assunto.
Um abraço e vamos em frente !!
No Comments