
Prevenção de perdas com produtos vencidos é grande desafio para varejo
Examinar a data de validade de um produto faz parte da rotina do Shopper. Quem é um pouco mais veterano como eu, lembra do tempo que não havia uma oferta tão grande de produtos industrializados e este hábito não existia.
Provavelmente esta legislação que obriga a indústria a declarar a data de produção e validade dos seus produtos não tenha mais do que 20 anos. Eu confesso que já levei alguns puxões de orelha em casa, por comprar sem olhar a validade do produto. Creio que somente de uns três anos pra cá isto se tornou um hábito.
O varejo luta para prevenir e reduzir suas perdas operacionais, sendo que as perdas com produtos vencidos são muito representativas. Este artigo explora este tema e indica algumas soluções disponíveis no mercado.
O aumento da oferta de produtos por parte da indústria acabou fazendo do Ponto de Venda (PDV) um verdadeiro campo de batalha, onde cada um defende o seu espaço e a sua posição em relação às marcas concorrentes. A partir desta realidade, as grandes redes passam a estabelecer acordos onde a indústria assume tarefas como a reposição, organização e controle de seus produtos. A partir daí surge o trade marketing praticado atualmente.
No que se refere a validade de produtos, em muitos casos a mercadoria vencida acaba sendo devolvida para a indústria que assume esta perda. Nas grandes redes a participação de produtos de marca própria e de importação direta vem aumentando e nestes casos é o próprio varejista que deve assumir a gestão de rupturas e da prevenção de perdas com produtos vencidos. Nestes casos as perdas vão direto para balanço do varejista.
Como já tive oportunidade de comentar em artigo anterior, a indústria e seus distribuidores já despertaram para a necessidade de automação do trade marketing. Não tenho esta mesma impressão em relação aos supermercados, pois no que se refere ao monitoramento de perdas operacionais e gestão do trade marketing, o únicos caso que sei que a rede utiliza tecnologia, o faz para realizar a auditoria de ponto extra comercializado.
Recentemente tive uma reunião com uma rede de supermercados que chegou até mim buscando uma ferramenta para a auditoria de ponto extra. Ao final da reunião o possível cliente já estava mais interessado nas funcionalidades do sistema que permitem prevenir perdas com produtos vencidos e rupturas de produtos. Alguns sistemas realmente permitem reduzir estas perdas a níveis mínimos, pois ao ser detectado o risco de que isto aconteça, alarmes são disparados para todos aqueles que tenham o poder de tomar ações corretivas neste assunto.
Portanto, caso você esteja relacionado a alguma rede supermercadista que esteja sofrendo deste mesmo mal, poderás levar esta boa nova, pois aparentemente o setor, varejista por estar pouco acostumado com estas responsabilidades, sofre estas dores sem saber a qual remédio recorrer.
O remédio existe e a cura é possível. Eu estou autorizado a prescreve-lo. Qualquer coisa entre em contato.
Um abraço e vamos em frente(!!)
No Comments