Previsões duras pra 2015? Eu não quero nem saber. Vamos em frente (!!)


Mesmo que você que não esteja acompanhando de perto as projeções econômicas para o próximo ano, provavelmente já saiba que as previsões não são as melhores.

Superado o período de eleições, chega a hora de enfrentar a realidade. Eu não sou economista, mas está claro que o Brasil tem sérios problemas macro-econômicos e em algum momento estes problemas deverão ser enfrentados.

Eu atuo na área de desenvolvimento de negócios e tenho acesso à diversas realidades, já que presto serviços de outsourcing comercial e consultorias para clientes que atuam em setores totalmente diferentes.

Este ano publiquei mais de 40 artigos por aqui, sendo que em todos terminei o texto com o bordão “vamos em frente”. Hoje esta expressão ganha destaque no título, pois espero que ela possa lhe inspirar no seu dia-a-dia daqui pra frente.

Repetir esta frase como um mantra não resolve os meus problemas e não resolverá os seus. Na minha opinião, o que nos faz superar obstáculos são as atitudes e a forma de enfrentar os desafios que se apresentam. Quem enfrenta a vida e seus desafios de forma positiva sempre terá mais facilidade de supera-los. A capacidade de adaptação e a  busca constante por atualização também são fundamentais. Se você acompanha os meus artigos, já deve saber que este é o meu perfil.

A alienação tampouco é o caminho e quero deixar claro que não tenho qualquer receita de bolo. O que tenho de sobra são os quilômetros rodados. Durante os vários anos de carreira corporativa e como empreendedor, transitei por cenários de estradas asfaltadas e em outros de estradas totalmente esburacadas e para muitos, intransitáveis.

Usando a metáfora acima das condições de tráfego da estrada, creio que nos próximos meses, principalmente no primeiro semestre do próximo ano, estaremos transitando por estradas em péssimo estado, pelo que sugiro que você aproveite o pouco tempo que resta deste ano para preparar-se para enfrentar estas condições. Quem por natureza já tem um “perfil off-road”, terá maior facilidade para adaptar-se à estas condições de terreno.

Quando eu digo no título que “não quero nem saber” sobre as previsões preocupantes para o próximo ano, pretendo induzi-lo a ter uma atitude vencedora em relação ao desafio que será enfrentado. Nesta questão, sigo o conselho de um empresário com o qual tive o prazer de conviver profissionalmente por vários anos. Em um determinado momento da minha carreira corporativa, quando me preparava para assumir um novo projeto naquela empresa, atendendo a um pedido seu, entreguei um relatório bastante detalhado sobre as dificuldades que enfrentaríamos em um projeto. Tratava-se de um projeto que seria desenvolvido fora do Brasil e o país vivia um momento bastante complicado. Após analisar o relatório, ele parabenizou pela profundidade da avaliação, mas ao mesmo tempo recomendou-me “tomar cuidado para não comprar aquela crise”.

A frase acima me impactou e por algum momento cheguei a questionar se esta postura não significaria fugir da realidade, mas passados vários anos, estou totalmente convencido que esta é a melhor postura. Ter consciência do cenário mas focar sempre nas oportunidades, pois elas sempre existirão.

Este é o último artigo do ano e a mensagem que quero passar vem neste mesmo sentido. Analise, planeje, busque apoio se necessitar, prepare-se para todos os cenários possíveis, mas “não compre a crise”, pois sob qualquer ângulo que eu analise, identifico oportunidades por todos os lados.

Eu já venho me preparando para tudo isto há bastante tempo. Se você estiver em um estágio diferente não deixe de pedir ajuda.

Um abraço e VAMOS EM FRENTE (!!)

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

No Comments

Faça seu comentário

CommentLuv badge