Seu produto tem potencial de vendas na web? Descubra a ferramenta que pode revelar o caminho do sucesso!


Gosto do posicionamento do blog da Marketplus, escrito para àqueles empresários  que administram suas PMEs (Pequenas e Médias Empresas), cientes  que as novas demandas de negócio virão pela Web, mas que não fazem a mínima idéia sobre o que fazer primeiro. Minha dica é:  Pesquise se o produto que você quer vender tem potencial na web.

PESQUISA SOBRE A DEMANDA

Eu sei que você tem o “feeling” que seu produto tem potencial, mas seja o teu universo de vendas analógico ou digital, é providencial realizar uma pesquisa  que lhe permita conhecer um pouco mais sobre os hábitos de busca dos seus clientes potenciais.

Neste exemplo, vamos assumir que sua empresa quer vender bolsas femininas com design exclusivo em um site de vendas que você acabou de criar. Para saber quantas pessoas buscam o termo bolsas femininas na internet, você vai precisar de uma conta de gmail . Em seguida, acesse o Google Adwords e no menu principal clique na aba  Ferramentas e análise >Ferramentas de palavras-chave.Imagem1Na guia Palavra (abaixo), adicione um ou mais termos ou frases que você imagina que o seu cliente utilizaria no site de buscas. A dica aqui é pensar como o público-alvo e imaginar quais palavras as pessoas digitariam se quisessem comprar ou acessar informações sobre bolsas femininas. Clique em Pesquisar.imagem2O que descobrimos? Para o termo “bolsas femininas” temos 165.000 buscas mensais indicando o potencial de venda deste produto.  A concorrência por este termo é alta, e isto significa que há muitas empresas querendo vender este produto. Isto dificultaria  colocar sua empresa na primeira página do Google  trabalhando  somente SEO (Otimização resultados de busca) em seu site. A estratégia para sua empresa aparecer na “cara do gol” só poderia se concretizar por Link Pago,  onde você investiria em média R$ 0,70 a cada clique que um potencial cliente fizesse no seu banner apontando pro seu site.imagem3Esta pesquisa por palavras-chave é importante para você saber um pouco mais sobre os hábitos de busca do seu cliente e como esta a oferta e concorrência na internet pelo seu produto. Note ainda que o Google vai trazer sugestões sobre o que as pessoas estão procurando para o termo “bolsas femininas”, bastando você clicar no sinal de (+) ao lado de cada palavra. Vamos testar?imagem4Quando cliquei no sinal (+) no primeiro termo em negrito FEMININO PARA(33), dá uma olhada nas sugestões.  Para bolsa feminina para notebook , por exemplo, temos 4400 buscas mensais, indicando o potencial para este produto.Considere que resultados de buscas é igual a potencial de vendas, afinal, quem procuraria bolsas femininas nos mecanismos de buscas se não estivesse de fato interessado em comprar ?Aqui eu dei uma pincelada sobre pesquisa de palavras-chave e acho que você não terá maiores problemas para chegar até aqui e dependendo do seu interesse em seguir buscando informações que estão espalhadas pela internet, já poderá avançar adiante. Entretanto, existem várias outras análises que podem e devem ser feitas neste momento e talvez você não tenha interesse ou tempo para ir a fundo nestes assuntos técnicos.   Se esta hipótese for verdadeira, consulte a Marketplus pois ela poderá te oferecer serviços de consultoria que te ajudem a MAXIMIZAR O TEU POTENCIAL DE VENDAS através do site.Tá Dito!!Author: Julio Negri
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Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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