Importar é uma alternativa para a internacionalização de empresas


O Brasil sempre foi um país exportador. Muitos anos atrás, o governo da época chegou a veicular publicidade que dizia EXPORTAR É O QUE IMPORTA. Todo o esquema brasileiro de comércio internacional sempre privilegiou a exportação e de forma consciente ou não, criou algum tipo de barreira para as importações.

Durante muitos anos o Brasil foi um mercado fechado para empresas estrangeiras. Sendo assim, nada mais natural que, quando se trate de internacionalização de empresas, a primeira possibilidade que vem a cabeça de um empresário menos familiarizado com o assunto, é exportar.

Neste artigo, eu defendo que o importante é participar do jogo e importar insumos, serviços ou produtos acabados que possam potencializar seu negócio, também é uma alternativa para a internacionalização de empresas.

Atualmente é muito mais fácil importar do que antes. Aqueles que não estão preparados para sair pelo mundo buscando e negociando com fornecedores, podem recorrer a empresas que se dedicam exclusivamente a isto e oferecem também serviços de inspeção prévia ao despacho da mercadoria. Este procedimento é bastante comum em negociações com a China. O importante nestes casos é escolher o parceiro certo, pois você estará depositando muita confiança nesta relação.

Obter a habilitação para poder importar, mecanismo este conhecido pelo nome de RADAR, tampouco é complicado e é um procedimento básico para qualquer processo de internacionalização de empresas, pois também é necessário para a exportação.

Entretanto, algumas empresas preferem contratar os serviços de uma Trading Company  (empresas dedicadas ao comércio internacional) despreocupando-se de todo o processo operacional e recebendo a mercadoria já nacionalizada. Para realizar este tipo de operação as tradings cobram uma comissão e ambas as partes devem, cumprir algumas exigências legais impostas pelo governo brasileiro, que não serão tratadas neste artigo.

Considerando as premissas dos dois parágrafos anteriores, não existem outros motivos a não ser barreiras culturais ou falta de visão estratégica, que façam com que algumas empresas deixem de buscar maior competitividade através da importação de insumos, serviços ou até alguns produtos acabados.

Os últimos dias foram de volatilidade na relação Dólar americano x Real, o que gera preocupações para quem importa, mas assim que a situação se estabilize, qualquer que seja o patamar desta estabilização, a tendência é que o fluxo de importações volte a normalidade. Quem é mais afetado nesta hora, são aqueles que fizeram negócios oportunistas baseados no baixo valor do Real nos últimos anos.

Importar é uma forma de entrar no jogo da internacionalização de empresas, pois a partir deste momento sua empresa estará conectada com tudo que acontece mundialmente no seu setor, o que considero fundamental.  Estar conectado, significa minimizar as chances de ser surpreendido de uma hora para outra por novas tecnologias ou novos processos, que muitas vezes poderiam inviabilizar seu negócio.

“Na minha opinião, um dos segredos para obter sucesso no mundo dos negócios é sempre participar do jogo, pois somente quando participa dele, você pode influenciar de alguma maneira no seu resultado”

Um abraço e Vamos em frente !!

 

Outros artigos publicados no blog relativos a INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS:

14 de Agosto de 2013 – Internacionalização de empresas – visitas a feiras internacionais

01 de Agosto de 2013 – Finalmente voltamos a falar em exportação no Brasil

19 de Julho de 2013 – A viabilidade da internacionalização de pequenas empresas

17 de Julho 2013 – Internacionalização de empresas

consultoria gratuita

 

 

 

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

2 Comments
  • Priscila Fernadez
    Postado em 21:22h, 18 Maio

    Muito bom o artigo , com os juros que agente paga aqui no brasil ,compensa muito mais importa de fora com um bom preço e qualidade.Obrigado pelas dicas.

  • Douglas Gatto
    Postado em 21:02h, 15 Janeiro

    Excelente conteúdo, a importação é uma ótima oportunidade para quem deseja abrir seu próprio negócio, já trabalho a algum tempo com importação e realmente é excelente!!!

Faça seu comentário

CommentLuv badge