
8 razões para contratar uma consultoria online
Quando escrevi o artigo que foi publicado no dia 20/02/2014 com o título Porque estou apostando no crescimento da consultoria online em 2014, não tinha a menor ideia de que menos de uma semana depois estaria fechando com o meu primeiro cliente nesta modalidade de serviço, o que obviamente reforça a minha aposta no crescimento da consultoria online.
Acho muito importante esclarecer que quando me proponho a prestar este tipo de serviço, não significa que a partir de agora estarei praticando aquele tipo de consultoria empacotada, com planilhas e formulários já previamente criados e soluções do tipo “receita de bolo”. Não tenho nada contra este tipo de serviço, mas definitivamente não é a proposta da Marketplus.
A empresa continuará oferecendo consultorias nas áreas de Desenvolvimento de Negócios, Inteligência de Mercado, Internacionalização e Marketing Digital e o que muda realmente é o fato de que estaremos priorizando a prestação de serviço de forma remota, o que configura a consultoria online, deixando as reuniões presenciais para casos que realmente o justifiquem.
Este artigo apresentará 8 razões para você contratar uma consultoria online.
1 – Melhora significativa dos serviços de Internet no Brasil
Este me parece o ponto principal, pois mesmo que no Brasil ainda tenhamos um serviço caro e que pode melhorar muito mais, os padrões atuais já permitem uma melhor qualidade na transmissão de dados e de voz. Na prática a transmissão da imagem exige bastante da conexão, mas o que observo em demonstrações remotas de produtos que realizo com bastante frequência, é que as pessoas gostam de ver o interlocutor ao início da reunião, mas não tem qualquer problema se no decorrer dela, o vídeo seja desabilitado e a reunião siga somente com a transmissão de voz.
2 – Disponibilidade de Ferramentas acessíveis como o Skype
A utilização do Skype aumentou muito nos últimos anos e se popularizou. O fato de possibilitar o compartilhamento de tela favorece muito qualquer apresentação que seja necessária. Um trabalho de consultoria online, em algum momento demandará este recurso. Quem contrata a versão Premium do produto, tem a possibilidade de estar conectado com várias pessoas no mesmo evento, independente de onde estejam fisicamente. Existem outras alternativas como o Hangouts do Google ou o Teamviewer, mas não vou comentar sobre elas pois ainda não as testei.
3 – As agendas dos executivos estão cheias e cada dia é mais complicado coordenar com as agendas de consultores experientes
Não é novidade para ninguém que os gestores estão totalmente absorvidos por demandas operacionais e o tempo disponível para outros projetos, cada dia mais escasso. Quando se trata de executivos em função de comando, ou seja, aqueles que batem o martelo e decidem, na maioria dos casos, suas agendas estão bastante complicadas. Talvez o que você não saiba é que a agenda dos bons consultores também não está folgada, o que faz com que a dificuldade de agendar reuniões presenciais aumente a cada dia.
4 – Os melhores consultores se reembolsam de despesas de hospedagem, alimentação e transporte
Quando se trata de serviços prestados para clientes que estão situados nas capitais brasileiras, os gastos com alimentação, hospedagem e deslocamento podem ser bastante significativos e diretamente ou indiretamente estarão computados nos valores cobrados por qualquer consultoria.
5 – O tempo dedicado ao deslocamento também é um custo computado por qualquer consultor e em algum momento será repassado para o preço
Se no caso das capitais, o problema está nos custos com hospedagem, alimentação e transporte, quando se trata de clientes localizados no interior no Brasil, em cidades que muitas vezes não são atendidas por vôos comerciais, os custos normalmente são bastante inferiores, mas o problema está no tempo dedicado ao deslocamento, pois qualquer consultor profissional e experiente considerará estas horas como um custo.
6 – O agendamento prévio e o envio de convites através da internet aumentam o comprometimento dos participantes
Os recursos disponíveis em ferramentas como a Agenda do Google, permitem que pessoas sejam convidadas para as reuniões, com definição de data, hora de início e fim de cada reunião, além da pauta de assuntos que deverão ser tratados naquele evento. Talvez o fato de que cada convidado esteja obrigado a confirmar a sua participação, traz mais transparência ao processo e tenho percebido que acaba comprometendo mais os participantes. Este recurso é válido também para as reuniões presenciais, mas o efeito é muito maior no caso dos eventos online.
7 – Reuniões online normalmente estão menos afetadas por distrações comuns nas reuniões presenciais
Não há uma razão objetiva para justificar a afirmação acima, mas o fato é que é fácil perceber que aquele que contrata os serviços de consultoria online e programa uma reunião de uma ou duas horas através da internet, na grande maioria dos casos não se deixa distrair por interrupções de outras pessoas, pelo telefone que toca ou a mensagem que chega no Smartphone. A verdade é que as reuniões à distância acabam se tornando muito mais produtivas.
8 – Os ganhos obtidos por todas as partes tendem a se refletir no preço final do produto
Se a prestação do serviço de consultoria online aumenta a produtividade do consultor, reduz todos os custos envolvidos sem prejudicar os resultados esperados, é natural que tudo isto acabe provocando uma redução do preço do pacote ou da hora cobrada, quando comparado com os valores cobrados em consultorias presenciais.
Quem desejar ler o artigo citado no primeiro parágrafo, por favor clique aqui.
Um abraço e vamos em frente (!!)
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