Consultoria online Marketplus – Como funciona?


Como já tive a oportunidade de comentar em artigos anteriores, a consultoria online já é uma realidade no nosso negócio. Recentemente fechamos com um primeiro cliente e atualmente temos outras negociações bastante adiantadas.

O fato de estar promovendo esta modalidade de consultoria significa que estaremos priorizando aqueles projetos que possam ser atendidos de forma remota, sem a exigência da presença constante do consultor na base do cliente. Neste cenário, as reuniões na sede do cliente poderão ocorrer, mas de forma mais eventual.

Os serviços oferecidos continuarão os mesmos, nas áreas de Desenvolvimento de Negócios, Inteligência de Mercado, Internacionalização e Marketing Digital.

No artigo de hoje, atendendo a alguns pedidos recebidos, estarei detalhando a forma de funcionamento da consultoria online oferecida por nós.

A maioria das consultorias prestadas pela Marketplus partem de uma indicação realizada por algum cliente ou por alguém que já conheça o histórico da empresa ou de seus consultores. Entretanto, mesmo nestes casos onde as partes já tem referências do outro ou até já se conhecem, é fundamental que ocorra uma breve reunião em que de um lado o contratante apresente suas necessidade e por sua parte, o prestador de serviços apresente sua forma de atuar.

No caso de uma consultoria online, esta primeira reunião também é importante, podendo se realizada de várias formas, dependendo da disponibilidade de cada parte. Em muitos casos esta reunião acaba sendo presencial, mas em outros ela acontece de forma remota.

Alguns pontos que devem ficar claros  nesta primeira reunião:

– Necessidades do contratante.

– Escopo do trabalho: Objetivos a atingir ao final do trabalho, com definição clara de métricas que serão utilizadas.

– Frequência e número mínimo mensal de reuniões: A realização de pelo menos uma reunião semanal com duração de 1 hora é recomendável.

– Sistema de comunicação que será utilizado: O mais utilizado é o Skype, mas também é possível a utilização do Team Viewer ou dos Hangouts do Google.

– Sistema de agendamento de reuniões: Sugerimos a utilização do sistema de agendamento do Google, com envio de convites com antecipação mínima de 2 dias, confirmação prévia de todos os participantes e preferencialmente com definição prévia de pauta, para que todos os envolvidos estejam preparados e a reunião seja produtiva.

– Valores dos honorários para hora de consultoria online e hora de pesquisa: Os trabalhos de pesquisa deverão estar previstos e autorizados pelo contratante.

– Valores dos honorários para consultoria presencial e despesas reembolsáveis em eventuais deslocamentos até a base do contratante.

– Critérios de cobrança de honorários para reuniões agendadas e não realizadas por opção do contratante.

– Pontos principais do contrato de prestação de serviços.

– Tempo estimado para duração das reuniões seguintes: Preferimos reuniões com duração de duas horas.

– Forma de cobrança dos honorários.

A definição dos pontos acima me parece fundamental para o alinhamento de expectativas. A partir destas definições o serviço pode ser executado como qualquer consultoria presencial.

Caso você tenha interesse em ler o artigo publicado no início de Março, quando abordamos os principais motivos para a contratação de uma consultoria online, clique aqui.

Um abraço e vamos em frente (!!)

consultoria gratuita

Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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