Negócios pela internet – Dica # 3 – Analise a concorrência


Analisar a concorrência antes de iniciar um  negócio pela internet é fundamental. Qualquer empreendedor bem preparado, quando tem uma ideia de negócio, normalmente analisa o mercado e seus futuros concorrentes.

Entretanto, é muito comum encontrar empresas analógicas que pretendem realizar negócios pela internet e menosprezam esta questão.

Quando criamos na nossa empresa um pacote de serviços de assessoria em marketing digital, aprofundamos muito esta questão e neste artigo quero dividir este tema com você.

A forma elegante e técnica de tratar esta questão é chamá-la de Benchmarking, que nada mais é do que realizar a comparação de serviços, práticas empresarias e produtos de sua empresas com algum outro ator do mercado. Este processo é realizado através de pesquisas e tem uma importância muito grande na gestão de empresas.

Melhorar processos  através da análise das estratégias de outras empresas é uma prática muito utilizada por empresas de grande porte,     pois sempre trará novos enfoques e novas idéias em cima do que já é realizado.

Infelizmente, está prática é pouco comum quando se trata de empresas de porte médio.  Portanto, vamos lá.  Se nas operações tradicionais já é importante praticar o benchmarking, não é difícil entender o quanto isto se torna importante, quando se trata de ingressar no mundo dos negócios pela internet, que é o foco deste artigo.

O primeiro passo é identificar, visitar e analisar profundamente  o site dos principais atores do mercado alvo.  Caso você seja o líder, provavelmente eu esteja chovendo no molhado e a sua empresa já tenha sistematizado esta operação e tenha por hábito avaliar os concorrentes através da internet.  Quem lidera algum setor, nunca chegou aí por acaso.

Analisar o site significa avaliar sua proposta, layout, tipo de serviços oferecidos, suas funcionalidades, ações voltadas para captar os dados dos visitantes, navegabilidade, etc.

Atualmente a maior parte das empresas utiliza táticas de atração de clientes por meio da publicação de conteúdos. Analise que tipo de conteúdos estão sendo utilizados para colocar estra estratégica em prática.  Publicar conteúdo não significa somente escrever sobre determinado assunto.

Publicar um vídeo, oferecer um catálogo de produtos, disponibilizar informações técnicas relevantes, uma manual de montagem de uma máquina, dicas de manutenção ou qualquer material que possa realmente interessar ao cliente, terão muitas vezes maior valor para converter clientes do que um texto. O importante é descobrir o que é utilizado, para poder criar tuas próprias estratégias.

Busque os principais blogs relacionados com tua área de negócios e acompanhe suas publicações. Verifique se a concorrência está utilizando esta alternativa e analise a viabilidade de implementar algo assim.

Para finalizar, independente do tipo de negócio pela internet que você queira explorar, jamais desconsidere a utilização das redes sociais. Busque informações sobre a participação dos teus concorrentes nas redes sociais e provavelmente terás muitas surpresas.

Para finalizar, não esqueça que conhecer e analisar a concorrência, não significa plagiar alguém. Crie a tua própria estratégia e siga adiante, pois com certeza você terá uma grande vantagem por ter dedicado tempo para o planejamento.

O ideal sempre é poder contar com a ajuda de empresas que dominem estas práticas e possam te assessorar neste processo.

Um abraço e Vamos em frente !!

Outros artigos publicados no blog relativos a NEGÓCIOS PELA INTERNET:

30 de Agosto de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 2 – Registre um domínio próprio

22 de Agosto de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 1.1. – Os 9 itens do Modelo de Negócio

15 de Agosto de 2013  – Negócios pela internet – Dica # 1 – Crie um Modelo de Negócio

09 de Agosto de 2013 – Artigos semanais com dicas para realizar negócios pela internet

 

 

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Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

1Comment
  • Daniel
    Postado em 18:14h, 07 março

    Gostei das dicas, hoje o universo digital oferece oportunidades que a maioiria não encherga, show. Abraços!

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