Negócios pela internet – Dica # 4 – Defina a Persona


Quem está seguindo esta série de artigos que estou publicando com dicas para quem deseja realizar negócios pela internet,  já sabe que diversas etapas devem ser vencidas antes de dar o primeiro passo.Uma destas etapas é definir claramente o perfil do público-alvo do negócio. A este perfil se dá o nome de “persona”. Quem já tem presença na internet, mas pretende lançar um novo produto ou serviço através dela, também deverá pelo menos revisar se a “persona” é a mesma que já havia sido criada.

Este artigo mostrará a importância desta etapa, assim como abordará superficialmente os pontos que deverão ser considerados, para que aqueles que querem fazer negócios pela internet, possam criar a “persona” do seu negócio.

Nada melhor do que dar um exemplo prático de persona, para facilitar o entendimento de quem chegou até aqui.

Quando criei na empresa um pacote de serviços de assessoria em marketing digital, esta questão do público-alvo foi bastante importante e como resultado deste processo nasceu a figura do “Tiozão Analógico”.

Este “Tiozão analógico” na realidade é o nome de uma persona que tem gênero (sexo), renda, estado civil e profissões indiferentes, o que significa que o cliente potencial deste negócio poder ser tanto homem,  como mulher e que o seu nível de renda, estado civil e profissão, não tem importância para esta avaliação.

Outros fatores no entanto, são muito importantes como o fator faixa etária ( nesta caso de 40 anos ou mais ) e escolaridade ( mínimo nível superior incompleto ). O fator idade ganhou importância, pois foi considerado que pessoas mais jovens provavelmente necessitem menos desta assessoria, pois provavelmente entendam melhor a lógica do marketing digital.

Acho fundamental destacar que isto não vem se confirmando com o passar do tempo e temos sido consultados por clientes que estão na faixa etária dos 35 anos, estes até estão familiarizados com a linguagem, entendem a lógica do processo, mas igualmente necessitam de ajuda para implementar o processo.

A questão da escolaridade tem relação com o fato do serviço propor uma série de ações que devem ser desenvolvidas pela própria empresa, e neste caso se presume que esta escolaridade possa ser o mínimo desejado para levar adiante a proposta.

Além dos itens citados acima, foi fundamental prever detalhes sobre o dia-a-dia e suas rotinas, suas atividades principais, neste caso em especial, como se relaciona com o mundo digital, suas dores, medos, frustrações, assim como buscar prever qual será sua reação em relação ao assunto.

Tudo isto e muito mais que eu não vou aprofundar aqui, para buscar identificar alguns perfis de clientes-alvo para um produto ou serviço.

Quem não está familiarizado com o assunto e quer realizar negócios pela internet, deve estar bastante surpreso com este processo, mas com certeza poderá dar-se conta de que é desta maneira que muitas empresas tem a capacidade de oferecer algo que vai exatamente de encontro aos nossos desejos.

Foi assim que nasceu este serviço, direcionado exatamente para pessoas que tem o mesmo perfil que eu tinha há pouco mais de um ano atrás.

Embora nunca tenha sido tratado desta forma, na visão de muitos que levaram a sério aquela adorável propaganda de refrigerante de laranja, que batizou de TIO todo homem com mais de 40 anos, naquela época eu era um “TIOZÃO ANALÓGICO”.

Por este raciocínio, atualmente eu continuo sendo um tiozão, só que depois de muito tempo de estudo e dedicação para conhecer algumas ferramentas e entender esta lógica do marketing digital, a ponto de estar escrevendo este artigo, passei a fazer parte de um sub-grupo que poderia talvez ser chamado de tiozões digitais.

Brincadeiras a parte, espero ter te ajudado a dar mais um passo em direção ao Mundo Digital.

Um abraço e Vamos em frente !!

Outros artigos publicados no blog relativos a NEGÓCIOS PELA INTERNET:

05 de Setembro de 2013 – Negócios pela internet – Dica #3 – Analise a concorrência

30 de Agosto de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 2 – Registre um domínio próprio

22 de Agosto de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 1.1. – Os 9 itens do Modelo de Negócio

15 de Agosto de 2013  – Negócios pela internet – Dica # 1 – Crie um Modelo de Negócio

09 de Agosto de 2013 – Artigos semanais com dicas para realizar negócios pela internet

 

 

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Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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