Negócios pela internet – Dica # 7 – Defina a estratégia digital
Quem vem acompanhando a série de artigos que publiquei sobre este assunto, talvez esteja suspirando aliviado pelo fato de que finalmente estarei tratando de estratégias digitais que apoiem a realização de negócios pela internet.
A ansiedade para colocar um negócio no ar é muito natural, mas quando não dominada, pode pôr em risco os resultados deste negócio, pois normalmente induz o empreendedor a queimar etapas do processo.
Este artigo detalha pontos que devem ser considerados para realizar negócios pela internet, quando houver a definição de uma estratégia digital.
Com o planejamento estratégico definido, será possível partir para o plano tático e para a definição de métricas que monitorarão a performance do projeto.
Depois de várias etapas superadas durante o processo de análise, chega a hora de definir a estratégia digital para o negócio.
Uma boa estratégia digital é aquela que deixa claro quais os objetivos do negócio que deverão ser atingidos através do meio digital. Existe muita confusão entre o que é o Plano estratégico e o Plano tático. Eu particularmente convivi com muitas empresas com um excelente plano estratégico ( definição de onde a empresa quer chegar ) e um plano tático que não tinha o mesmo nível ( como chegar lá ).
Um empresa que quer iniciar seus negócios pela internet, pode ter diferentes planos estratégicos, mas para ilustrar e gerar exemplos, vou considerar que o principal objetivo deste negócio hipotético seja atrair clientes ( leads ) e converter negócios através da internet.
A partir da definição do Planejamento estratégico digital, chega a hora de definir Planos táticos de acordo com esta estratégia digital. Nestes planos táticos, vários pontos deverão ser considerados:
- Presença digital – O primeiro aspecto a definir é como a empresa se apresentará na internet. A construção de um site, criação de um blog, participação nas redes sociais mais utilizadas por seu público-alvo ( persona ), são as principais alternativas para obter uma presença digital;
- Conteúdo – Definir qual o tipo de conteúdo o negócio pode oferecer como atrativo para seus clientes potenciais, também é muito importante. Alternativas de conteúdos muito exploradas são as publicações em blogs, E-books, vídeos, catálogos de produtos, manuais técnicos e de manutenção;
- Email marketing – Esta alternativa ainda é bastante utilizada e se encaixa perfeitamente em alguns tipos de negócios;
- E-commerce – A possibilidade de praticar o E-commerce está muito relacionada ao tipo de negócio. Alguns segmentos já estão demasiadamente explorados como é o caso de produtos eletrônicos e outros ainda pouco explorados e com muitas oportunidades.
Neste artigo não pretendo colocar todas as alternativas disponíveis para aqueles que desejam realizar negócios pela internet, até porque elas são muitas, mas principalmente porque, volto a repetir, cada negócio terá um caminho diferente do outro.
A última etapa é a definição do conjunto de métricas de resultados. Estas métricas permitirão o acompanhamento e a evolução da estratégia digital, permitindo assim um processo de melhoria contínua.
Qualquer estratégia digital definida, deverá estar de acordo com o orçamento da empresa.
Um abraço e Vamos em Frente !!
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