Negócios pela internet – Dica # 7 – Defina a estratégia digital


Quem vem acompanhando a série de artigos que publiquei sobre este assunto, talvez esteja suspirando aliviado pelo fato de que finalmente estarei tratando de estratégias digitais que apoiem a realização de negócios pela internet.

A ansiedade para colocar um negócio no ar é muito natural, mas quando não dominada, pode pôr em risco os resultados deste negócio, pois normalmente induz o empreendedor a queimar etapas do processo.

Este artigo detalha pontos que devem ser considerados para realizar negócios pela internet, quando houver a definição de uma estratégia digital.

Com o planejamento estratégico definido, será possível partir para o plano tático e para a definição de métricas que monitorarão a performance do projeto.

Depois de várias etapas superadas durante o processo de análise, chega a hora de definir a estratégia digital para o negócio.

Uma boa estratégia digital é aquela que deixa claro quais os objetivos do negócio que deverão ser atingidos através do meio digital. Existe muita confusão entre o que é o Plano estratégico e o Plano tático. Eu particularmente convivi com muitas empresas com um excelente plano estratégico ( definição de onde a empresa quer chegar ) e um plano tático que não tinha o mesmo nível ( como chegar lá ).

Um empresa que quer iniciar seus negócios pela internet, pode ter diferentes planos estratégicos, mas para ilustrar e gerar exemplos, vou considerar que o principal objetivo deste negócio hipotético seja atrair clientes ( leads ) e converter negócios através da internet.

A partir da definição do Planejamento estratégico digital, chega a hora de definir Planos táticos de acordo com esta estratégia digital. Nestes planos táticos, vários pontos deverão ser considerados:

  • Presença digital – O primeiro aspecto a definir é como a empresa se apresentará na internet.  A construção de um site, criação de um blog, participação nas redes sociais mais utilizadas por seu   público-alvo  ( persona ), são as principais alternativas para obter uma presença digital;
  • Conteúdo – Definir qual o tipo de conteúdo o negócio pode oferecer como atrativo para seus clientes potenciais, também é muito importante. Alternativas de conteúdos muito exploradas são as publicações em blogs, E-books, vídeos, catálogos de produtos, manuais técnicos e de manutenção;
  • Email marketing – Esta alternativa ainda é bastante utilizada e se encaixa perfeitamente em alguns tipos de negócios;
  • E-commerce – A possibilidade de praticar o E-commerce está muito relacionada ao tipo de negócio. Alguns segmentos já estão demasiadamente explorados como é o caso de produtos eletrônicos e outros ainda pouco explorados e com muitas oportunidades.

Neste artigo não pretendo colocar  todas as alternativas disponíveis para aqueles que desejam realizar negócios pela internet, até porque elas são muitas, mas principalmente porque, volto a repetir, cada negócio terá um caminho diferente do outro.

A última etapa é a definição do conjunto de métricas de resultados. Estas métricas permitirão o acompanhamento e a evolução da estratégia digital, permitindo assim um processo de melhoria contínua.

Qualquer estratégia digital definida, deverá estar de acordo com o orçamento da empresa.

Um abraço e Vamos em Frente !!

Outros artigos publicados no blog relativos a NEGÓCIOS PELA INTERNET:

27 de Setembro de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 6 – Faça uma análise Swot

20 de Setembro de 2013 – Negócios pela internet – Dica #  5 – Defina palavras-chave

13 de Setembro de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 4 – Defina a persona

05 de Setembro de 2013 – Negócios pela internet – Dica #3 – Analise a concorrência

30 de Agosto de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 2 – Registre um domínio próprio

22 de Agosto de 2013 – Negócios pela internet – Dica # 1.1. – Os 9 itens do Modelo de Negócio

15 de Agosto de 2013  – Negócios pela internet – Dica # 1 – Crie um Modelo de Negócio

09 de Agosto de 2013 – Artigos semanais com dicas para realizar negócios pela internet

 

 

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Carlos Altafini
caltafini@gmail.com

Quando criança sempre gostei de escutar os mais velhos e aprender com eles. O tempo passou e hoje sou um veterano que tem prazer em compartilhar experiências e algum conhecimento acumulado durante a jornada. Nada mais natural portanto que após passar por um profundo processo de transformação digital, tenha me tornado um mentor em estratégias digitais. Este sou eu !!

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